O Inter vai acelerar a partir desta quinta-feira (17) o processo seletivo para encontrar um novo treinador. Há o entendimento de que o clube não pode errar na escolha do novo profissional da casamata e, por isso, um comitê entrevistará candidatos ao cargo. Até o final de semana, a série de conversas será finalizada e estará definido o alvo prioritário.
Devem se envolver nas tratativas pelo lado do clube o presidente Alessandro Barcellos, o vice de futebol João Patrício Herrmann, o executivo Paulo Bracks e até mesmo o gerente de marcado Deive Bandeira. Inicialmente, a lista entregue pelo Centro de Análise e Prospecção de Atletas (Capa), que é chefiado por Bandeira, repassou 12 alternativas ao departamento de futebol.
O objetivo é não ter pressa na escolha do novo treinador. Pela situação financeira e projeto de modificação da filosofia de futebol, os parâmetros ainda seguem na linha de contratar um técnico que proponha o jogo e monte seus times de forma ofensiva. A ideia é deixar as reuniões com um tom o menos formal possível — quase uma espécie de "bate-papo" e "troca de ideias sobre futebol" —, garantem pessoas ligadas ao futebol colorado.
Duas alternativas ainda são apontadas internamente como favoritas, mas as conversas podem mudar o cenário: Diego Aguirre e Marco Silva. Ambos estão disponíveis no mercado, mas o português interessa também a Fenerbahçe, da Turquia, e a CSKA Moscou, da Rússia.
As conversas estão programadas até o final de semana. Pela questão de logística do momento e para ganhar tempo, já que deslocamentos não estão previstos, as reuniões serão virtuais. Entre o próximo sábado e domingo, o comitê deverá elencar a nova composição prioritária na busca pelo novo comandante.
Diante do Ceará, pela quinta rodada do Brasileirão, Osmar Loss ainda deverá orientar o time de forma interina. Aguarda-se que o novo profissional deverá chegar ao Beira-Rio na semana que vem para começar a trabalhar. A projeção de estreia é no confronto seguinte, fora de casa, diante da Chapecoense, no dia 24 de junho.