Marcos Guilherme foi contratado pelo Inter em janeiro de 2020. Ele estava no Al Wehda, da Arábia Saudita, e foi um dos reforços aprovados à época por Eduardo Coudet. O meia-atacante revelado pelo Athletico-PR chegou para substituir Nico López no elenco colorado. De lá para cá, foram 57 partidas com a camisa colorada — e cinco gols marcados.
Natural de Itararé, no interior de São Paulo, Marcos Guilherme passou pelo São Paulo depois de deixar a Arena da Baixada. Foi vendido para o futebol árabe antes de assinar com o Inter e dizer que queria fazer história no clube. Ele tem contrato até dezembro de 2022, e o Inter pagou 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 5,5 milhões) por 80% dos direitos econômicos dele.
Sob o comando de Coudet, Marcos Guilherme foi titular durante grande parte da temporada 2020. Não à toa, tem 36 jogos como titular. Entretanto, no segundo semestre, perdeu espaço no time para Patrick, voltando a ter novas oportunidades quando Boschilia se lesionou. Na época, ele admitiu sua queda de rendimento e disse que havia perdido a posição de maneira merecida.
Com Abel Braga, "Marquinhos" voltou a ganhar oportunidades. O treinador justificava o revezamento dele com Caio Vidal no time titular graças às funções não só ofensivas, como defensivas, de acordo com o treinador.
Veio a temporada 2021 e, com ela, a reserva que parecia definitiva para o jogador. Mas a situação começou a mudar: contra o Novo Hamburgo, pelo Gauchão, ele voltou a marcar um gol depois de muito tempo e se emocionou na comemoração.
Recentemente, o Inter chegou a pensar em negociar Marcos Guilherme, que recebeu uma sondagem do Fortaleza. Entretanto, o interesse não se confirmou. Após a goleada sobre o Olimpia, o técnico Miguel Ángel Ramírez foi taxativo: o clube não pensa mais em negociá-lo.
Depois da última vitória, aliás, o meia-atacante fez uma postagem enigmática nas redes sociais. Em um post no Instagram, ele disse:
"Irmãos! Esse abraço eu queria dar em cada um de vocês! Como eu disse, hoje vai ficar marcado para sempre na minha memória o que fizeram por mim! Somente gratidão por tudo! Obrigado, obrigado e obrigado!! Podem contar sempre comigo!! Estamos juntos", escreveu o jogador.
De acordo com informações dos bastidores, Marcos Guilherme não teria nenhum problema pessoal. O "desabafo" seria pelos rendimentos recentes, que são bons nos treinamentos, mas não se repetiam nas partidas. Ele, aliás, pode ser novamente titular contra o Juventude. Com Patrick lesionado e Taison fora do Gauchão, o jogador tem a chance de ganhar uma sequência na equipe titular.