Após manter a espinha dorsal do time do Inter nas últimas rodadas, quando enfileirou uma sequência de nove vitórias consecutivas e alcançou a liderança isolada do Brasileirão, o técnico Abel Braga pode realizar uma mudança na equipe que vai enfrentar o Athletico-PR, amanhã, às 21h, na Arena da Baixada, pela 34ª rodada da competição.
O atacante Caio Vidal, promovido pelo próprio treinador, tem chance de perder o lugar para Marcos Guilherme, que havia perdido espaço depois de oscilar bons e maus momentos. O técnico admitiu essa possibilidade na entrevista coletiva após a vitória sobre o Bragantino, na última rodada.
— Hoje (domingo), não gostei do posicionamento do Caio. O Marquinhos (Marcos Guilherme) entrou e quem sabe se ele pega a titularidade?! Porque ele se comportou muito bem tanto no aspecto individual como no aspecto tático.
Depois de cumprir suspensão no Gre-Nal 429, o único jogo em que ficou de fora na série de vitórias coloradas, Caio (autor de dois gols em 10 jogos na temporada) retornou ao time contra os paulistas, mas acabou deixando o gramado no intervalo para a entrada de Marcos Guilherme. A função que vem sendo realizada pelo jovem atacante é uma mistura entre características ofensivas e defensivas.
O técnico pede que ele quebre as linhas adversárias e busque o confronto contra o zagueiro, mas também recomponha defensivamente para ajudar os laterais. Zé Roberto, atacante do Inter campeão gaúcho em 2011, ressalta que o jogador vive um bom momento e que suas virtudes de marcação podem o assegurar presença no time titular.
— Pela característica e pelo encaixe que o Caio está fazendo, acho que ele é o atleta para o momento. Ele vem fazendo uma função muito importante, dando tranquilidade para o pessoal de trás. Está com confiança. Apesar de não ter ainda uma finalização apurada, é um jogador que se movimenta bem, é mais tático.
Marcos Guilherme, que já marcou quatro vezes em na temporada 2020/21, preenche uma outra lacuna no elenco colorado. Rápido, transforma-se em uma válvula de escape para as transições ofensivas, bastante utilizadas pelo técnico Abel Braga, que gosta de atuar com linhas de marcações baixas.
O jogador chegou ao Inter no começo do ano passado, iniciou sua trajetória como titular com Eduardo Coudet, mas acabou sendo preterido, tanto pelo argentino, quanto pelo atual treinador. Recentemente, completou 50 jogos com a camisa colorada (quinto jogador com mais partidas no elenco na temporada).
Para Michel, campeão da Libertadores e do Mundial de 2006 sob o comando de Abel Braga, a experiência do camisa 23 pode pesar a favor do jogador na contra o Athletico-PR.
— O Marcos Guilherme é um bom nome para entrar na equipe. O que conta é o dia a dia, a repetição, o que é feito nos treinamentos. O Marcos (Guilherme) tem rodagem já, velocidade, é um jogador que tem facilidade no um contra um. Acho que o time ganha com ele em alguns quesitos, mas perde em outros sem o Caio. Depende muito da característica do adversário — ressalta.
O meia-atacante entrou nos últimos dois últimos jogos no segundo tempo, com a equipe precisando fazer resultado. No Gre-Nal, o Inter perdia por 1 a 0 e conseguiu a virada nos últimos minutos. Depois, contra o Bragantino, ingressou no intervalo, e Edenilson voltou a marcar de pênalti para fechar o 2 a 1.
— Independente do momento do jogo, quem está no banco precisa estar sempre preparado para entrar e ajudar. Você deve ficar focado e analisando a partida de fora para saber o que e como fazer quando for chamado, já que estará descansado, e isso é uma vantagem importante. Fico feliz por ter entrado nesses dois últimos jogos e ter conseguido ajudar o time a vencer — afirmou o jogador em entrevista ao ge.globo.
Números dos jogadores na temporada
Marcos Guilherme
- 50 jogos
- 4 gols
- 3 assistências
- 2633 minutos
- 8 cartões amarelos
Caio Vidal
- 10 jogos
- 2 gols
- 566 minutos
- 3 cartões amarelos