A goleada do Inter sobre o Olimpia pela Libertadores, na quarta-feira (5), por 6 a 1, foi a quarta partida em que o técnico Miguel Ángel Ramírez escalou Marcos Guilherme como titular. Em outras duas oportunidades, o atacante entrou em campo no decorrer das partidas. Contestado pela torcida desde 2020, o jogador de 23 anos desperdiçou chances criadas por Taison no Beira-Rio, na vitória histórica. No entanto, ele foi defendido pelo treinador na entrevista coletiva depois da partida.
— O trabalho sem bola do Marcos Guilherme é espetacular. Defensivamente, é agressivo, disciplinado e generoso. No ataque, ele ameaça sempre. Sem a bola, Marcos é excelente — argumentou Ramírez, ponderando: — Ele precisa de confiança para produzir também com a bola. Creio que hoje (quarta) ele se encontrou com o passar dos minutos. Ele precisa de confiança e minutos. É um jovem com muito potencial.
Ramírez é o terceiro comandante do vestiário que confia no atacante contratado no começo da temporada passada, depois de Eduardo Coudet e Abel Braga. Na sua chegada ao Beira-Rio, o espanhol assegurou que todos integrantes do elenco receberiam chances suficientes para demonstrar seu trabalho. Marcos Guilherme quase deixou o clube nesta temporada, depois de receber proposta do Fortaleza. O negócio não avançou por preferência do próprio jogador, que quis permanecer em Porto Alegre.
— Não atendo ao histórico e ao passado. Se tenho o jogador disponível, em algum momento a oportunidade aparecerá, independentemente do passado. Ele quer ficar no Inter e o Inter quer que ele fique — afirmou Ramírez.
As oportunidades dadas pela comissão técnica fizeram todos atletas atuarem em pelo menos duas partidas completas até aqui. Em seis oportunidades, com 318 minutos em campo, Marcos Guilherme marcou um gol. O técnico espanhol recorreu ao desempenho do atacante nos treinos para corroborar sua escolha:
— É um jogador do Inter. A pergunta teria de ser "por que não?". Com os desfalques de Carlos Palacios e Patrick, estávamos obrigados a mudar as duas pontas. Marcos Guilherme é jogador do Inter. Está disponível, treina a cada dia esperando a sua oportunidade. Hoje ela chegou e ele foi bem.