A classificação veio, o primeiro lugar também. Mas o Inter sai da fase de grupos da Libertadores devendo atuações mais consistentes. Contra o Always Ready, lanterna do Grupo B, o time não saiu do 0 a 0, em casa, e só ficou na liderança porque o Olimpia ganhou do Táchira. Foram 10 pontos de 18 possíveis numa chave considerada fácil quando sorteada.
Ramírez descansou alguns jogadores, como Dourado e Moisés, nitidamente desgastados. Devolveu Cuesta, que havia ficado fora do Gre-Nal por dores. Taison recuperou lugar. Mas o mais importante foi a alteração tática proposta pelo treinador. O time foi escalado no 3-5-2.
O trio defensivo teve Lucas Ribeiro, Lindoso e Cuesta, Saravia e Léo Borges avançados pelos lados, Edenilson e Nonato mais à frente, Taison como armador e uma dupla de ataque, Palacios e Thiago Galhardo. Algo parecido com o que havia ocorrido no Gre-Nal.
Desde o começo o Inter tratou de se impor. Com troca de passes e centralizando tudo em Taison, o time de Ramírez partiu para cima e sufocou os bolivianos. Poderia ter aberto o placar aos oito minutos, quando Saravia recebeu de Taison e bateu forte. Lampe voou e espalmou.
Esteve perto novamente dois minutos mais tarde. Léo Borges recuperou a bola no ataque, Taison pegou a sobra e passou a Galhardo. De primeira, de pé esquerdo, o atacante bateu e o goleiro salvou.
Aos 14, outra chance claríssima. Lucas Ribeiro achou Saravia pela direita, nas costas da zaga. O argentino fez um cruzamento perfeito. Galhardo, livre, desimpedido e equilibrado, cabeceou para fora.
Inter mostrou que terá vida curta na Libertadores
CONFIRA NA COLUNA
Por volta da metade do primeiro tempo, Ramírez fez uma troca. Abriu Taison na esquerda, Palacios na direita e voltou a montar o time com pontas. Lindoso permanecia como terceiro zagueiro. Aos 31, Taison novamente deu um presente a um companheiro.
Desta vez foi Palacios quem olhou, ajeitou e chutou para fora. Antes do intervalo, deu tempo para Galhardo perder mais duas chances, ambas por não acreditar em falhas dos defensores em cruzamentos. Mas o fato é que o time criou menos quando abriu seus atacantes.
Apesar disso, voltou do vestiário no mesmo formato, com Palacios na direita e Taison na esquerda. Com cinco minutos, Ramírez chamou Mauricio para fazer a primeira troca. Saiu Mauricio. Com isso, Palacios foi para a esquerda e Mauricio, para a direita.
Inter de Ramírez regrediu em relação a si mesmo
CONFIRA NA COLUNA
O segundo tempo tinha ritmo mais lento do que o primeiro. Então só uma bola parada voltou a levar perigo, aos 10. Edenilson cobrou, Palacios antecipou, mas cabeceou para fora. Pouco depois, Taison iniciou a jogada, tabelou com Galhardo, que deu para Saravia. O lateral driblou dois e bateu, Lampe salvou.
Aos 18, o Always Ready teve a melhor de suas chances. Taison foi desarmado e Mosquera arrancou da linha do meio-campo. O atacante conduziu, levou e chutou. Lomba, no um contra um, fez grande defesa.
O momento do Inter é preocupante
CONFIRA NA COLUNA
No minuto seguinte, mais uma oportunidade colorada. Léo Borges avançou pela esquerda e cruzou. Mauricio dominou e bateu, a bola desviou e saiu por cima do travessão.
Ramírez fez mais duas trocas na metade do segundo tempo: Lucas Ramos e Caio Vidal por Lindoso e Palacios. Aos 28, mais uma conclusão colorada, curiosamente em contra-ataque. Galhardo ganhou uma disputa aérea e tocou para Mauricio, que avançou pela esquerda, deu o tempo e passou para Taison. Seu chute de primeira foi no canto, Lampe fez grande defesa.
Empate constrangedor e atuação assustadora do Inter campeão do grupo
CONFIRA NA COLUNA
Guerrero e Dourado ainda entraram depois dos 30. Mas o Inter não fez muito mais para vencer. E termina a fase de grupos tendo somado apenas um ponto contra o Always Ready. Há muito a ser feito.
Libertadores — 6ª rodada — 26/5/2021
INTER (0)
Marcelo Lomba; Saravia, Lucas Ribeiro, Cuesta e Léo Borges; Rodrigo Lindoso (Caio Vidal, 22'/2ºT), Edenilson (Dourado, 31'/2ºT), Nonato (Mauricio, 7'/2ºT), Taison; Palacios (Lucas Ramos, 22'/2ºT) e Thiago Galhardo (Guerrero, 31'/2ºT)
Técnico: Miguel Ángel Ramírez
ALWAYS READY (0)
Lampe; Enomba, Ramírez, Cabrera e Flores; Ramallo (Hernández, 21'/2ºT), Saucedo, Machado, Vieira (Algarañaz, 39'/2ºT); Ovejero (Mascote, 27'/2ºT) e Mosquera (Arabe, 39'/2ºT)
Técnico: Omar Asad
Cartões amarelos: Lindoso (I)
Local: Estádio Beira-Rio
Arbitragem: Patricio Lostau, auxiliado por Julio Fernandez e Christian Navarro (trio argentino)
Próximo jogo
Brasileirão — 1ª rodada
30/5/2021 — 20h30min
Inter x Sport