O Gre-Nal 431, neste domingo (16), marca a quinta vez na temporada 2021 em que o Inter buscará recuperação depois de perder uma partida. Nas quatro derrotas sofridas até aqui, a resposta no jogo seguinte foi com vitórias e muitos gols — incluindo a estreia do técnico Miguel Ángel Ramírez. No 4 a 2 sobre o Ypiranga, o espanhol viu da arquibancada do Beira-Rio seu time deixar para trás o 2 a 1 sofrido contra o São Luiz na rodada anterior do Gauchão.
Aquela partida, válida pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho, foi a primeira vez em que Ramírez escalou o time. Mesmo sem condições legais para estar na casamata, ele entrou no gramado e orientou os auxiliares que comandavam o Colorado. A equipe em campo era a primeira de uma série de jogos em que cada escalação serviu de testes antes da definição da base titular. Os gols foram de Yuri Alberto, Zé Gabriel, Edenilson e Patrick.
A segunda derrota colorada na temporada foi no Gre-Nal 430, por 1 a 0. A partida seguinte foi a goleada de 6 a 1 sobre o Aimoré, em São Leopoldo. Thiago Galhardo marcou três vezes e despontou como primeira opção para o comando do ataque desde então. Os outros foram de Heitor, Tcharles, contra, e Paolo Guerrero nos acréscimos. Àquela altura, na 10ª rodada do Gauchão, o esqueleto do time titular de Ramírez já estava definido.
O jogo seguinte foi a estreia na Libertadores, com moral elevado por conta da goleada, mas o time caiu na altitude de La Paz e viu o Always Ready vencer por 2 a 0. Na sequência, recuperação com nova goleada no Gauchão. O Inter encerrou a fase classificatória do estadual aplicando 5 a 0 no rebaixado Esportivo. Como na estreia de Ramírez, contra o Ypiranga, Zé Gabriel também balançou as redes contra o time de Bento Gonçalves; Nonato, Yuri Alberto, Rodrigo Dourado e Rodinei aumentaram o placar.
Por fim, a goleada histórica de 6 a 1 sobre o Olimpia na Libertadores foi a resposta da equipe para a derrota por 1 a 0 na primeira partida da semifinal do Gauchão, contra o Juventude. O jogo da terceira rodada do torneio continental, no Beira-Rio, também ficou marcado por ser a reestreia de Taison. O camisa 10 não marcou, mas Víctor Cuesta, Edenílson, Yuri Alberto, Caio Vidal e Thiago Galhardo, duas vezes, sim.
— O bom do futebol é que a cada três ou quatro dias temos uma chance de fazer o novo de novo. Hoje (terça) não é um dia para esquecer, mas sim tirar as coisas boas e melhorar. A gente não pode ficar na zona de conforto, e nos alegra saber que daqui a cinco dias teremos uma final — ponderou o artilheiro colorado Thiago Galhardo, em coletiva após a derrota para o Táchira na Venezuela, nessa terça-feira (11).
O Inter volta a campo no domingo (16), recebendo o Grêmio no Beira-Rio, às 16h, para começar a decidir o Gauchão. Em busca da primeira vitória em clássicos, Ramírez e seus comandados tentarão abrir vantagem na final e também manter o retrospecto de pelo menos quatro gols marcados após cada derrota na atual temporada.
As quatro derrotas do Inter e suas respectivas recuperações na temporada:
Inter 1x2 São Luiz - 3ª rodada do Gauchão
Inter 4x2 Ypiranga - 4ª rodada do Gauchão
Grêmio 1x0 Inter - 9ª rodada do Gauchão
Aimoré 1x6 Inter - 10ª rodada do Gauchão
Always Ready 2x0 Inter - 1ª rodada da Libertadores
Inter 5x0 Esportivo - 11ª rodada do Gauchão
Juventude 1x0 Inter - ida da semifinal do Gauchão
Inter 6x1 Olimpia - 2ª rodada da Libertadores