O jogo entre Juventude e Inter no domingo (2), às 16h, começará a definir um dos finalistas do Gauchão. Além disso, o confronto poderá marcar o reencontro do Colorado com um jogador revelado na base do clube em 2010. Com o titular Guilherme Castilho suspenso pelo terceiro amarelo, Elton é um dos cotados pelo técnico Marquinhos Santos como substituto.
Natural de Teodoro Sampaio, em São Paulo, Elton despontou no Inter em 2010, quando o Colorado disputou as primeiras rodadas do Estadual com um time alternativo, tendo Enderson Moreira no comando, e com destaque para as presenças de Leandro Damião e Walter, que logo subiram aos profissionais e tiveram participação no bicampeonato da Libertadores.
Com a camisa colorada, Elton atuou em 78 oportunidades e marcou quatro gols. Além da conquista da Recopa Sul-Americana, em 2011, na qual foi titular nos dois duelos diante do Independiente-ARG, também foi tricampeão gaúcho entre 2011 e 2013, ano em que se despediu do Inter. Passou por Criciúma, Paraná e Ponte Preta antes de chegar ao Bahia.
Elton foi contratado pelo Juventude em março, por empréstimo junto ao Bahia. No clube de Salvador, o volante não teve um bom 2020. Foram apenas 12 partidas disputadas, após se recuperar de uma grave lesão sofrida no joelho. O vínculo com a equipe da Serra vai até dezembro.
Caso seja escalado no jogo de ida da semifinal do Gauchão, Elton enfrentará o Inter pela quinta vez. Nos encontros anteriores, o retrospecto é negativo. Foram quatro derrotas, três pelo Bahia e uma pela Ponte Preta.