O Inter segue a reorganização nas categorias de base. O próximo passo, que já está em implementação, é aumentar a prospecção do mercado sul-americano. É uma das metas traçadas pelo novo gerente executivo do clube, Gustavo Grossi. Por isso, o Colorado deverá confirmar nas próximas semanas as chegadas dos estrangeiros Juan Manuel Cuesta e Santiago Cartagena.
O conceito que os dirigentes políticos entendem da filosofia do antigo diretor esportivo do River Plate é tentar maturar jovens no Colorado. Por isso, cada vez mais atletas na faixa etária entre 15 e 17 anos serão captados.
Após algumas dispensas, poucos nomes devem ser anunciados num primeiro momento para o time sub-20. O nome já praticamente fechado é do colombiano Cuesta. O atacante, de 19 anos, já está com as bases encaminhadas. Ele já tem aparições na equipe principal do Independiente Medellín-COL. O acordo seria por empréstimo com valores fixados para aquisição.
Outro nome que ganhou força é o de Santiago Cartagena. Elogiado pela capacidade de ser um volante construtor, o uruguaio já foi escalado em 10 ocasiões pelo Nacional-URU. Aos 18 anos, os clubes estão com relações aproximadas após as transferências de D’Alessandro e Leandro Fernández. O modelo encaminhado deverá ser o mesmo ao colombiano.
A dupla é considerada como os primeiros nomes da Era Grossi. Caso a adaptação seja rápida e o rendimento aprovado, Ramírez poderá chamá-los aos profissionais no decorrer da temporada.
Há plena confiança entre os demais dirigentes que ele ajudará o Inter a mudar o conceito de revelações no Beira-Rio. Com isso, as principais pautas e demandas são repassadas diretamente ao argentino. Cabe aos demais membros, definidos pela gestão Barcellos, apenas questões institucionais.