O começo da temporada de 2021 está sendo de testes no Inter. Enquanto o grupo principal está em recesso após o término do Campeonato Brasileiro, o time sub-20 está disputando as primeiras rodadas do Gauchão. Comandados por Fábio Matias, técnico da categoria, os garotos já disputaram duas partidas e estão invictos: uma vitória contra o Juventude, no Beira-Rio, e um empate com o Pelotas, na Boca do Lobo.
O projeto estabelecido pelo departamento de futebol colorado tem como objetivo valorizar a categoria de base. Além disso, com a chegada do técnico Miguel Ángel Ramírez, a ideia é utilizar os atletas de destaque na base no grupo profissional, durante a temporada 2021. Até por isso, o espanhol tem acompanhado as partidas disputadas pelo garotos de perto. Foi assim no Beira-Rio e também em Pelotas.
Para ter tranquilidade na utilização dos jogadores, um dos padrões adotados pelo departamento de futebol colorado é ter contratos longos com os atletas da base. Dessa forma, mesmo que os jogadores se destaquem e chamem a atenção de outros clubes, o Inter está seguro pelo vínculos e com seus atletas valorizados. Em média, os contratos são de dois a três anos.
Dos atletas que têm atuado neste começo de Campeonato Gaúcho, o único com contrato curto é o colombiano Andrés Amaya. O jogador pertence ao Atlético Huila-COL e está emprestado até o meio desta temporada.
O jogador, renovou recentemente o seu vínculo, já que tinha contrato até o fim de janeiro. A partir de agora, ficará a cargo do departamento de futebol profissional efetivar a compra ou não do atleta de 19 anos. O valor do passe fixado é mistério, entretanto, se aproxima de 1 milhão de dólares (aproximadamente R$ 5,6 milhões).
Vínculos dos atletas que disputam o Gauchão:
- Daniel até dezembro de 2021
- Lucas Mazetti até março de 2023
- Pedro Henrique até março de 2022
- João Félix até novembro de 2023
- Léo Borges até fevereiro de 2023
- Lucas Ramos até agosto 2024
- Lucas Vital até janeiro de 2022 (emprestado pelo Mirassol-SP)
- Guilherme Pato até dezembro 2022
- Vinicius Mello até dezembro de 2023