O Inter deve ter um novo goleiro titular na temporada 2021. Destaque da vitória sobre o Juventude, na segunda (1), Daniel, 26 anos, é uma aposta do clube para assumir a meta nos próximos anos. Nos bastidores, acredita-se que o jogador tem potencial para se tornar um dos melhores arqueiros do país em um curto espaço de tempo.
Para lançá-lo como capitão do time de garotos que disputa o Gauchão, o preparador de goleiros do grupo principal, Daniel Pavan, abriu mão das férias. Treinador de Daniel há seis anos, o profissional pediu à direção para estar presente na primeira sequência do seu pupilo como titular, trabalhando em parceria com o preparador do sub-20, Leonardo Martins.
Natural do interior do Mato Grosso, Daniel chegou ao Inter em 2010, aos 16 anos, após se destacar na Copa São Paulo pelo União Rondonópolis-MT. O jogador foi promovido ao grupo profissional em 2015, quando começou a trabalhar com Pavan.
Apesar da idade, o jogador tem no currículo apenas 10 partidas pela equipe principal. Por conta da forte concorrência com os experientes Marcelo Lomba, 34 anos, e Danilo Fernandes, 32 anos, Daniel ainda não conseguiu ter uma sequência de jogos. A temporada em que mais atuou foi a de 2017, quando foi titular em três partidas da Série B e em uma da Copa do Brasil.
— Fiquei muito tempo sem jogar, acho que uns três anos e meio, mas venho sempre trabalhando para estar pronto para a oportunidade quando ela aparecer. Às vezes, mesmo com 26, que não é uma idade muito velha para goleiro, no meio dessa gurizada me sinto meio pai deles — comentou, em entrevista na saída de campo, após a vitória por 1 a 0 sobre o Juventude.
Mesmo com pouca rodagem, o atleta surpreende pelo excelente rendimento nos treinos. Por isso, e pela política da direção de valorizar a base, a tendência é de que Daniel assuma a titularidade do gol na temporada, desbancando Marcelo Lomba e Danilo Fernandes, que podem ser incluídos em negociações.
No time de garotos que disputa o Gauchão, Daniel recebeu a braçadeira de capitão. Será a primeira competição em que o jogador terá uma sequência como titular.
— Ter um goleiro do nível do Daniel é muito importante para nós. Isso gera uma referência para os atletas. Ele fez um ótimo jogo (contra o Juventude). Fez duas defesas fundamentais e é um dos alicerces do nosso processo — declarou o técnico do sub-20 do Inter, Fábio Matias, que comanda a equipe colorada no início do Estadual.
Após o Brasileirão, a maior parte do grupo profissional ganhou um período de 10 dias de férias devido ao desgaste da temporada. Além de Pavan e do goleiro Daniel, seguem em atividade e reforçando a equipe sub-20 o auxiliar-técnico Osmar Loss, o zagueiro Pedro Henrique, os laterais Lucas Mazzetti e Léo Borges, o volante Johnny e os atacantes Guilherme Pato e Paolo Guerrero.
A equipe principal, já sob o comando do novo técnico Miguel Ángel Ramírez, retoma as atividades no dia 8 de março.