Miguel Ángel Ramírez, 36 anos, será o novo técnico do Inter. Nesta segunda-feira (1), o clube divulgou um comunicado para informar que o treinador espanhol chegou a Porto Alegre para assinar o contrato e iniciar o trabalho. Ele substitui Abel Braga, que deixou o clube após o fim do Brasileirão — o acerto com Ramírez já estava alinhado desde a eleição de Alessandro Barcellos para a presidência colorada.
Na ocasião, o treinador deu uma entrevista coletiva para se despedir do Independiente del Valle, clube que comandava no Equador.
"O Sport Club Internacional comunica que o técnico Miguel Ángel Ramírez desembarcou na manhã desta segunda-feira em Porto Alegre para conversar com a diretoria e formalizar seu acerto com o Clube. Ele também deve estar na noite de hoje no estádio Beira-Rio para acompanhar a partida do Campeonato Gaúcho contra o Juventude", diz a nota divulgada pelo Inter.
As tratativas entre Barcellos, os novos vices do Conselho de Gestão e Ramírez ocorriam desde antes da eleição colorada. Segundo apuração de GZH, o Inter ofereceu um contrato de dois anos para o espanhol, além de um aumento salarial, ainda mantido sob sigilo. No Del Valle, ele ganhava cerca de US$ 50 mil (R$ 280 mil).
Ramírez é espanhol de Las Palmas e começou a carreira nas categorias de base do time de mesmo nome da cidade, em 2004. O Independiente del Valle é o primeiro em que ele trabalhou com a equipe principal.
O técnico chegou ao Equador em 2018 e foi campeão da Sul-Americana em 2019. Classificou-se para as oitavas de final da Libertadores, mas caiu para o Nacional-URU, nos pênaltis, depois de dois empates sem gols.
Em outubro de 2020, antes da eliminação continental, o treinador espanhol foi sondado pelo Palmeiras, mas recusou o convite para trabalhar no time paulista. Agora, terá sua primeira experiência em um clube brasileiro ao assumir a casamata do Beira-Rio.