Abel Braga não será o técnico do Inter para a temporada de 2021. Mesmo que o presidente eleito Alessandro Barcellos ainda não admita, ele não pretende manter o campeão da Libertadores e do Mundial em 2006 para o ano que vem. Resta saber até quando o treinador fica. No momento, existem duas possibilidades. Ou Abel se despede do grupo junto com o presidente Marcelo Medeiros, no dia 31 de dezembro, ou ele se mantém no cargo até o final do Campeonato Brasileiro, em fevereiro. O nome favorito para substituí-lo é o de Miguel Ángel Ramírez.
Natural de Las Palmas, na Espanha, Ramírez tem uma reunião nesta quarta-feira (16) com a diretoria do Independiente Del Valle onde deve comunicar o seu desejo de deixar o clube. O treinador tem uma entrevista coletiva marcada para a próxima sexta, onde deve anunciar para a imprensa o seu futuro.
A tendência é de que ele ainda não fale sobre um possível acerto com os colorados até que a atual direção eleita defina como será a saída de Abel. O treinador anunciará o fim de um ciclo no Equador e partirá para a Espanha, onde passará o fim de ano com a família.
O Inter ofereceu um contrato de dois anos para o espanhol, além de um aumento salarial, ainda mantido sob sigilo. No Del Valle, atualmente, ele ganha cerca de 50 mil dólares (R$ 255 mil, na cotação atual).
Por ter um perfil que aposta e trata com muito carinho das categorias de base, o técnico agrada ao Comitê de Gestão comandado por Alessandro Barcellos. A nova direção, aliás, planeja uma viagem para o Equador nos próximos dias para definir os últimos detalhes do contrato.
Assim como Ramírez, Paulo Bracks é outro nome na mira colorada. Afinal, o diretor executivo também tem um histórico de conhecimento e aproveitamento de garotos no América-MG. A direção eleita sabe que a situação financeira do Inter não é a ideal e será preciso investir e apostar na base.
O projeto de futebol de Barcellos começa por estes dois nomes para 2021. A partir deles, serão anunciados ainda um CEO, um coordenador técnico e um vice de futebol.