O Inter tem um novo presidente. Alessandro Barcellos, 49 anos, comandará o clube até dezembro de 2023 e terá o desafio de revolucionar a gestão, para prepará-lo à próxima década.
Caberá a Alessandro colocar em prática o projeto moderno que arrebanhou o apoio de movimentos de peso no Conselho, como o Convergência Colorada e o Inove. O plano é maximizar a ação de executivos buscados no mercado e tornar os dirigentes políticos apenas fiscalizadores das diretrizes que estarão estabelecidas em um plano de gestão. O clube adotará a figura de um CEO.
Alessandro já começa a trabalhar a partir desta quarta-feira (16) pela manhã, quando terá a primeira reunião para tratar do departamento de futebol. O organograma será modificado. Um diretor-executivo estará diretamente ligado ao CEO. Abaixo dele, haverá um diretor técnico, cargo novo no departamento. O nome preferido para fazer esse enlace do executivo com o vestiário será o de Pedrinho, atualmente comentarista do SporTV. Por vestiário, entenda-se o gerente de futebol, o Capa (Centro de Análise e Prospecção de Atletas) e o Gerente de Dados, outro cargo novo e que potencializará o uso de estatísticas e números nas avaliações diárias e contratações.
O técnico, como a coluna já havia antecipado, será Miguel Ángel Ramírez, com quem Alessandro conversa há pelo menos 25 dias. O espanhol se despede do Independiente Del Valle na quinta-feira, quando se encerra o Campeonato Equatoriano. Não se descarta que esteja em Potro Alegre antes mesmo do dia 2 de janeiro.
O futuro de Abel Braga, assim, se torna incerto. Seu contrato não tem cláusula de rescisão. A informação que colhi é de que o desejo da chapa era já iniciar o ano com o novo treinador. O fato é que o Inter também será diferente dentro de campo.
Ramírez é um profissional com forte vinculação com a base e virá para potencializar os jovens jogadores. Seu esquema é o 4-3-3, com goleiro proativo, zagueiros que sabem jogar com a bola no pé, um camisa 5 que organize o time e extremas de alta velocidade. Tudo isso começará a ser desenhado a partir desta quarta-feira, no Inter de Alessandro Barcellos.