A vitória do Inter sobre o Caxias, que fez a equipe dormir na liderança do Gauchão (com dois jogos a mais do que o Grêmio), foi comemorada pelo técnico Miguel Ángel Ramírez. O treinador notou evolução em seu time e deu mérito aos atletas, que, em sua visão, estão entendendo todos os passos do novo modelo que tenta implantar.
— Dou um valor muito grande à vitória. É cada vez mais difícil ganhar. À exceção do recorde do Manchester City, que é inacreditável, os times grandes estão passando trabalho. Porque os adversários se preparam mais. Então, dou valor à vitória, e tento chegar de uma maneira. Não sei sei vale ganhar de qualquer modo, sobretudo porque as sequências podem se estender mais ou menos. A mim, agrada mais que exista um modelo de jogo. Porque posso analisar as razões se ganhei ou se perdi. Sem modelo, não tenho ao que me prender. Mostramos a eles vídeos coisas que podemos melhorar, já do último jogo. Sobre os jogadores, me surpreendeu a capacidade de aprendizado. De todos — disse Ramírez.
O espanhol confirmou que pretende usar o Gauchão para observar jogadores. Por isso e também pelo desgaste de ter jogado três dias atrás, rodou bastante o grupo, algo que deve ser visto mais uma vez no sábado, diante do Brasil-Pel, fora de casa. Seu desafio será montar um time equilibrado, já que pretende, sim, vencer o Estadual.
Ramírez não se furtou de falar dos jogadores individualmente. Comentou que pretende potencializar Patrick do lado esquerdo, a quem chamou de "imparável" no 1 contra 1, fazendo-o correr menos sem a bola para ter mais fôlego para as investidas. Sobre Maurício, que entrou bem contra o Caxias, não poupou elogios:
— Maurício é craque. Vai ser top. Me parece ser um jogador de condições incríveis. Para mim, é mais meio do que ponta. Antes de trocar, estávamos vendo se sairia Praxedes ou Patrick. No início, quisemos ele pela ponta. Tem muita profundidade, termina a jogada na área. Vai ser um jogador importante para o Inter.
Outro tema foi a cabeça da área. Segundo o treinador, Lindoso e Dourado estão "dando ótima resposta". Citou que Zé Gabriel também pode executar, apesar de preferi-lo na zaga, posição na qual está acostumado e evoluindo. E Johnny, a serviço da seleção pré-olímpica dos Estados Unidos também será observado.
No gol, deixou aberta a disputa. Segundo ele, os três, Lomba, Danilo e Daniel, estão treinando e jogando bem. Afirmou que todos estão "merecendo receber minutos". E a respeito de Palacios, contratado recentemente, mas ainda indisponível, já que foi convocado para a seleção chilena, destacou:
— É um menino com muito potencial, é o jogador chileno mais promissor. Pode fazer todas as posições de ataque, nos permite, com a quantidade de partidas, que tenhamos uma polivalência. Tem o um contra um imparável, mas precisamos controlá-lo porque vem de um time em que é tudo. Cobra o escanteio e cabeceia. Aqui vem para um clube grande, vai ser peça de uma engrenagem. Acho que vai se adaptar, porque é inteligente, tenho ótimas referências da comissão técnica da base da seleção. O pessoal do Independiente del Valle viu o quanto ele é bom.