O Inter chega ao terceiro jogo de Miguel Ángel Ramírez no comando com três vitórias. Mais do que valorizar os pontos ganhos, o espanhol olha com carinho para o modelo de atuação que começa a ser percebido em campo. Foi a terceira escalação titular diferente, ainda que a presença de Edenilson e outros titulares de 2020 tenha representado melhora ao longo dos 90 minutos. O primeiro tempo do 2 a 0 sobre o Caxias, nesta quarta (24), foi o melhor momento do Colorado até agora, na visão do técnico.
— Creio que tudo está saindo mais naturalmente. Menos forçado do que na primeira partida. Os jogadores vão entendendo a necessidade de ter a posse de bola — analisou, na entrevista coletiva, elogiando: — O primeiro tempo, na verdade, de tudo que já fizemos até agora, certamente foram os minutos com os conceitos mais próximos do que queremos e mais naturalmente.
Os testes em todos setores da equipe foram justificados por Ramírez. Ele espera poder conhecer todo o plantel em campo e em diferentes situações de jogo. Do goleiro ao ponta esquerda, ainda não há titulares estabelecidos nem um esquema tático definitivo. "O sistema é vivo", disse o espanhol, que não descarta jogar com dois centroavantes caso a partida o convença disso.
— Queremos aproveitar o Gauchão para ver todos em competitividade. Os jogadores não te dão a mesma informação em treino e em competição, e é bom vê-los competir. Claro que em uma formação o mais competente possível, porque também queremos ganhar — assegurou.
Maurício, autor das duas assistências da noite, foi definido como craque pelo treinador. Patrick, o titular do lado esquerdo do ataque, recebeu o voto atrasado de melhor ponta do Brasileirão 2020. A avaliação que o espanhol fez de Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso, Zé Gabriel e até Johnny, que ainda nem treinou com ele, deram sinais de que o dono da camisa 5 já está no Beira-Rio.
— Sobre os jogadores, não saberia te dizer um ou dois… — despistou Ramírez, complementando: — Me surpreendeu a capacidade de aprendizagem de todos. Pedi a eles uma coisa diferente, não sabia como iriam incorporar a novidade. Mas agora, vendo o dia a dia, estou surpreso com a capacidade deles.
Miguel Ángel Ramírez e o Inter voltam a campo no sábado (27), às 2h, contra o Brasil-Pel, pela sétima rodada do Gauchão, para tentar manter a liderança e o 100% de aproveitamento.