O dia seguinte após a estreia do Inter de Miguel Ángel Ramírez já foi de atividades no CT Parque Gigante. Com compromisso agendado para o próximo domingo (21), no Estádio do Vale, contra o Novo Hamburgo, a manhã de segunda-feira (15) foi de trabalho regenerativo para os jogadores colorados. Porém, a comissão técnica já começa a planejar a escalação para o jogo pelo Campeonato Gaúcho.
De acordo com Matias Anselmi, auxiliar técnico do treinador, o objetivo é pensar partida a partida. Por isso, testes devem ser promovidos a cada rodada para melhor entendimento das opções do plantel e também para adaptação aos adversários.
— Cada jogo é um mundo distinto, cada rival é distinto. O que fazemos é analisar o rival e, baseado nisso, ver quais são os melhores jogadores para enfrentá-los. Queremos aproveitar o (campeonato) Gaúcho para analisar todos os jogadores — declarou Anselmi.
Um exemplo nítido foi a escalação contra o Ypiranga de Erechim. A comissão técnica colocou Edenilson como primeiro meio-campista e admitiu que a situação foi circunstancial. Desta forma, em apenas casos de necessidade tal situação poderá ser repetida.
Outras experiências verificadas na última noite no Beira-Rio: Danilo Fernandes como goleiro titular, já que ainda não está decidido qual será o preferido para iniciar as principais partidas na meta colorada; Zé Gabriel como zagueiro, já que há o entendimento que o grupo ainda carece de mais um defensor. Com isso, Lucas Ribeiro deverá ganhar concorrência pela vaga ao lado de Victor Cuesta na temporada.
Outros testes promovidos foram os extremas: Caio Vidal e Patrick entraram no segundo tempo e colaboraram para a reversão do placar. Marcos Guilherme e Peglow não tiveram um bom desempenho. O camisa 88, inclusive, poderá atuar mais recuado como meio-campista. Ele é bastante elogiado e sua presença no banco foi ocasional.
A semana de atividade prevê uma semana cheia no CT Parque Gigante. Apenas nesta terça (16), os atletas estarão de folga, seguindo a metodologia europeia de preparação, que recomenda descanso dois dias após cada duelo. Desta forma, o dia seguinte sempre será de trabalhos mais leves para os jogadores e o descanso com quase 48 horas após cada partida.