O primeiro desafio da gestão Alessandro Barcellos no Inter será a definição da comissão técnica. Já está decidido que o técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez irá substituir Abel Braga. A dúvida é quando ocorrerá esta troca. Estarão em jogo neste período de transição a vaga no G-4, o primeiro Gre-Nal do próximo ano e o Gauchão 2021.
Abel possui contrato com o Inter até fevereiro de 2021, quando termina o Brasileirão 2020. Em favor da sua permanência até o fim do vínculo, pesa o bom momento do time, que vem de três vitórias seguidas.
Como Ramírez precisará de um tempo de adaptação ao futebol brasileiro, uma eventual troca agora pode dificultar a classificação para a Copa Libertadores, considerada essencial para o planejamento da nova gestão. O primeiro jogo do espanhol já seria no dia 7 de janeiro, contra o Ceará. Além disso, há o Gre-Nal do dia 24 de janeiro, que tem um peso importante pela rivalidade local e pelo jejum colorado de 11 clássicos sem vitória.
Contudo, se a nova direção adiar a estreia de Miguel Ángel Ramírez apenas para a nova temporada, o planejamento também pode ter problemas. Afinal, o hiato entre as temporadas 2020 e 2021 será de apenas quatro dias.
O último jogo do Brasileirão 2020, contra o Corinthians, será no dia 24 de fevereiro. Já a estreia no Gauchão 2021, outra competição valorizada pela nova gestão, está marcada para 28 de fevereiro.
Além disso, se o Inter tiver que disputar a pré-Libertadores, Miguel Ángel Ramírez já enfrentaria um mata-mata de vida ou morte na primeira semana de trabalho, nos dias 3 e 10 de março. Nesta hipótese, qualquer problema de adaptação do novo treinador poderia ter consequências sérias.
Mesmo que a posse da nova direção seja apenas no dia 4 de janeiro, o presidente-eleito Alessandro Barcellos foi convidado pelo atual presidente Marcelo Medeiros para fazer parte da delegação colorada em Salvador, onde o Inter enfrenta o Bahia, no próximo domingo (27). Será o primeiro contato entre o futuro mandatário e Abel Braga.
A viagem será decisiva para a decisão sobre a data da chegada da nova comissão técnica.
Confira os principais compromissos do Inter na virada da temporada:
27/12: Bahia X Inter (último jogo de 2020)
04/01: Posse do presidente-eleito Alessandro Barcellos
07/01: Ceará X Inter (primeiro jogo de 2021)
24/01: Gre-Nal no Beira-Rio
24/02: Inter X Corinthians (último jogo da temporada 2020)
28/02: Estreia no Gauchão 2021
03/03 e 10/03: Pré-Libertadores (se o Inter não obtiver vaga de direta)