O contrato do técnico Abel Braga com o Inter vai até o final de fevereiro de 2021, mas a continuidade do trabalho até a última rodada do Brasileirão não está garantida. Isso porque, a partir de janeiro, o Colorado terá uma nova gestão, liderada pelo presidente Alessandro Barcellos.
O dirigente já deixou claro que deseja conversar com Abel para definir a questão. Por outro lado, ainda que não seja admitido, o Inter tenta se aproximar de Miguel Ángel Ramírez, que recentemente anunciou a saída do Independiente del Valle. Caso decida pela contratação de um novo treinador, qual o melhor momento para dar início ao projeto? Abaixo, a opinião dos colunistas de GZH:
Trocar de treinador agora me parece mais um problema. Agora que o time minimamente está pegando alguns conceitos do Abel, vem de boas partidas e voltou ao G-4. Trocar de treinador me parece uma demasia. Não sei como o Inter vai administrar a questão. Seria bom que o Abel ficasse até fevereiro e, só a partir disto, chegasse um novo técnico. Não sei se o Abel vai aceitar isso, mas do ponto de vista técnico do trabalho, o Inter tem que preparar a temporada do ano que vem. O mais adequado é que continue com o Abel até fevereiro, ainda mais agora que as coisas começam a andar, e depois chegue outro profissional. Sempre é melhor um técnico começar no início de um projeto, no início da temporada, que neste momento maluco de pandemia, é depois de fevereiro.
A decisão do Inter com relação ao futuro de Abel Braga passa por um projeto que envolva o próximo treinador. Se o Inter chegar a um acordo com Miguel Ángel Ramírez para que o treinador possa comandar o time já a partir do início de 2021, não há motivo para que o Abel cumpra os dois meses que ainda restam de contrato. Abel aceitou o convite para permanecer até o final do Brasileirão, mas sabia que haveria um processo eleitoral e que existiria a possibilidade de sair antes de fevereiro.
É fundamental, sobretudo, que o Inter conduza a saída de Abel de maneira respeitosa e com a dignidade que o treinador e o ser humano Abel Braga merecem. Verdade e transparência, pilares que o Inter precisa preservar caso decida que Abel irá se despedir após a partida contra o Bahia. Quanto antes Miguel Ángel Ramírez estiver em Porto Alegre, se ambientar ao clube, conhecer os atletas e começar a implementar a sua filosofia de trabalho, melhor para ele e para o clube. Assim, assumindo em janeiro, o espanhol será o responsável por conduzir o Inter à uma vaga direta na Libertadores nas últimas 11 rodadas da competição.
Pela situação atual, em que o Inter está dentro do G-4 e brigando pelo único prêmio possível na temporada, que é a classificação direta à Libertadores, o melhor é manter as coisas como estão. Em outras palavras, com Abel no comando. Talvez com o novo contratado ao seu lado, já tomando pé da situação. Trocar de técnico agora, com Abel já mais ambientado ao vestiário e conhecendo mais os jogadores, não me parece uma solução adequada. Neste momento, manteria o Abel até o final do Brasileirão.
Creio que o Inter precisa fazer uma transição segura de Abel Braga para Miguel Ángel Ramírez. Segura e transparente, o que não tenho dúvida de que será, pelo respeito que os novos dirigentes demonstram a cada entrevista pela figura do técnico que levou o Inter ao seu maior título. Vejo que não haveria muitas dificuldades para Ramírez assumir logo na virada do ano. Há cerca de 30 dias ele mantém conversas com Alessandro Barcellos e, certamente, está por dentro de tudo o que se passa no Inter, quem são os jogadores e como atua cada um e suas características. Como sua ideia de jogo se aproxima muito daquela implementada por Coudet, há uma semente já plantada e que pode ser germinada mais facilmente.
O ideal é o Inter cumprir o contrato feito com Abel até o fim, o que não impede que Ramírez se apresente antes e faça — sem ingerência — acompanhamento dos treinos e jogos para conhecer os jogadores o mais rápido possível. Abel Braga deve, claro, ser comunicado do projeto e consultado se aceita. Seria maduro de todas as partes diante do ineditismo do que acontece desde a volta da parada pela pandemia.
O Abel está dando tão certo no Inter que o melhor é ele ficar e não vir outro treinador. Imagina que o Inter deu um chocolate no Boca Juniors dentro da Bombonera. Quem que conseguiu fazer isso alguma vez na vida? Só o Inter treinado pelo Abel. E agora teve uma vitória estupenda sobre o Palmeiras por 2 a 0. O grande Palmeiras que vinha tocando goleada em todo mundo. O melhor é ficar com o Abel. Está dando certo. Uma troca traz riscos e pode não dar certo depois.