Há um mês, em 9 de novembro, Inter e Eduardo Coudet anunciavam a rescisão do contrato do treinador, que aceitou trocar o futebol brasileiro para treinar o Celta de Vigo, da Espanha. O técnico orientou a equipe em 46 partidas e deixou uma legião de fãs dentro do Beira-Rio e também entre os torcedores. Saiba como estão as partes, além dos números e quem ganhou e perdeu espaço com a nova comissão técnica.
Inter
O Colorado disputou sete partidas com a nova comissão técnica. Conquistou apenas uma vitória, contra o América-MG, porém foi eliminado nas penalidades. Nos demais duelos, teve dois empates e quatro derrotas. Foram apenas quatro gols marcados, todos por jovens: dois por Yuri Alberto, um por Maurício e outro por João Peglow. Por outro lado, a defesa foi vazada oito vezes.
O aproveitamento do Inter sem Coudet em 2020 é de 23,8%. Além dos números, o rendimento é apontado como "em evolução", de acordo com o presidente Marcelo Medeiros. Porém, na Copa do Brasil acabou eliminado. Na Libertadores, perdeu o primeiro confronto com o Boca Juniors pelas oitavas de final. No Brasileirão, perdeu a liderança, saiu do G-4 e ocupa a sexta posição.
Coudet
O treinador lidera a reação do Celta de Vigo dentro do Campeonato Espanhol. Desde que assumiu, foram três duelos, mas em apenas dois pôde dirigir a equipe por conta de restrições burocráticas. Perdeu para o Sevilla por 4 a 2 na estreia, mas engatou vitórias contra Granada, por 3 a 1, e Athletic Bilbao, por 2 a 0, como visitante.
O salto na tabela já é comemorado pelos torcedores do clube: deixou a lanterna e está na 16ª posição, com 13 pontos, fora da zona de rebaixamento.
Quem ganhou espaço
Valoriza-se, por parte dos dirigentes, a maior frequência na escalação de jovens atletas com Abel Braga. Quatro deles, em especial, ganharam mais chances: Yuri Alberto, João Peglow, Maurício e Caio Vidal. Em paralelo, outros atletas experientes retomaram as condições de titulares, como Rodinei e Rodrigo Moledo.
Apesar de estar no elenco desde o segundo semestre, Lucas Ribeiro só tinha atuado uma vez com o técnico argentino. Diante do Atlético-MG, o defensor foi titular e teve atuação elogiada internamente.
Quem perdeu espaço
Dois jogadores cederam suas vagas praticamente asseguradas com o antigo técnico depois da mudança no comando do Colorado. Zé Gabriel, que assumiu a posição de Bruno Fuchs após a negociação com o CSKA-RUS, viu a ascensão de Rodrigo Moledo rumo à titularidade.
Outro que perdeu espaço é Musto, que foi recomendado por Coudet e deverá ter sua saída confirmada do Beira-Rio nas próximas semanas. O volante só foi utilizado em duas ocasiões desde a troca na casamata. Com o técnico anterior, foram 32 aparições.