Sem jogar desde 10 de julho de 2019, quando o Inter enfrentou o Palmeiras e perdeu por 1 a 0, pela Copa do Brasil, o volante Rodrigo Dourado será a grande novidade na delegação colorada para o jogo desta quarta-feira (14), contra o Sport, em Recife.
O jogador, campeão olímpico com a seleção brasileira no Rio 2016, convive com problemas no joelho esquerdo que o fizeram passar por uma artroscopia, em maio do ano passado. Depois de ficar dois meses fora, voltou justamente no confronto com os paulistas. Porém, uma semana depois, sentiu um sentiu desconforto durante um treinamento e não conseguiu mais jogar. Foi submetido a uma nova intervenção cirúrgica em setembro, desta vez para curar um edema ósseo no mesmo joelho.
Capitão do Inter até o momento em que se lesionou, Dourado voltou a trabalhar antes do final da temporada passada, intensificando o tratamento para participar com os demais da pré-temporada de 2020.
Enquanto os jogadores já estavam de férias, o atleta fazia trabalhos fisioterápicos no CT Parque Gigante. Em busca de recuperação, o jogador de 26 anos recorreu a um tratamento à base de células-tronco para acelerar a cicatrização do edema ósseo, que lhe causava dores.
O camisa 13 colorado teve sua volta programada para abril. Porém, a pandemia de coronavírus frustrou os planos, já que os treinamentos foram suspensos — o próprio atleta contraiu a covid-19. Desta forma, após grande expectativa, Rodrigo Dourado voltará a ficar à disposição.
Seu retorno, no entanto, ainda é visto com cautela. Assim que anunciou que ele seria um dos relacionados para a viagem, o clube tratou de informar que ele ainda precisará passar por um processo de readaptação aos gramados.
"Sobre Dourado, se terá todo cuidado no retorno, pouco a pouco ir somando minutos, será algo gradativo. Tem de ter devida cautela pelo tempo parado e gravidade da lesão", informou a assessoria de imprensa, em comunicado.
Na última semana, após a vitória sobre o Bragantino, Eduardo Coudet voltou a comentar os pedidos da torcida para Rodrigo Dourado voltasse a ser utilizado.
— Acho que sim (sobre contar com ele nesta temporada). Ele está muito melhor, não tem sentido mais dores, nem sequelas. Está com um volume bom de trabalho e está se sentindo melhor. O que lhe falta é ritmo de jogo. Vamos tratar de trabalhar com ele, fazer trabalhos com bola. Ele é importante para o clube — ressaltou o treinador.
Desde a última partida em que foi relacionado até esta quarta, Dourado terá ficado afastado 454 dias dos jogos do Inter. GZH recupera alguns fatos destes período.
10 de julho de 2019 - a última partida
Dourado foi titular na derrota por 1 a 0 para os Palmeiras, em São Paulo. Ele permaneceu os 90 minutos em campo. Antes, já havia atuado em 16 jogos e foi substituído em apenas dois.
17 de julho de 2019 - desconforto em treino e última vez relacionado
Uma semana depois de seu retorno, Rodrigo Dourado não pôde ser utilizado por Odair Hellmann na partida de volta, da Copa do Brasil, contra o Palmeiras. Em um treino às vésperas do confronto, o volante sentiu novamente um desconforto e ficou fora da partida. Mesmo assim, esteve no banco e acompanhou a dramática vitória nos pênaltis.
25 de setembro de 2019 - edema ósseo e nova cirurgia
Após dois meses de dores causadas por um edema ósseo no volante, o departamento médico colorado concluiu que não havia funcionado o tratamento conservador para que a lesão fosse reduzida e curada sem a necessidade de uma nova cirurgia. Dourado, então, foi submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo.
Dezembro de 2019 - esperança de retorno na pré-temporada
Antes do final da temporada passada, o jogador intensificou o tratamento para participar com os demais da preparação para 2020. Enquanto os jogadores já estavam de férias, o atleta seguiu fazendo trabalhos fisioterápicos no CT Parque Gigante.
Janeiro de 2020 - volta projetada para abril
Logo no início do ano, o departamento médico do Inter descartava qualquer chance de retorno breve de Dourado. Em entrevista coletiva, Carlos Poisl afirmou que a volta do volante estava projetada para abril.
Março de 2020 - pandemia e volta adiada
O futebol brasileiro foi paralisado por causa da pandemia de coronavírus. Jogadores foram dispensados para período de férias, e treinamentos foram proibidos pelas autoridades de saúde. A parada prejudicou a fase final da recuperação do jogador.
Maio de 2020 - contrato renovado
No dia 5 de maio, os jogadores voltaram às atividades apenas para treinamentos físicos. No final do mês, no dia 29, o Inter anunciou a renovação de contrato do volante até dezembro de 2022. O vínculo anterior ia até o fim de 2020.
Junho de 2020 - começa o retreinamento
Já com o futebol paralisado em virtude da pandemia do coronavírus, Dourado intensificou os trabalhos com o objetivo de se readequar fisicamente. Apesar de as atividades estarem em estágio inicial, a comissão viu com otimismo o fato de volante estar evoluindo e não relatar dor durante os exercícios.
Julho de 2020 - um ano sem jogar
No dia 10 de julho, o camisa 13 colorado completou um ano sem jogar. Ele seguia realizando trabalhos individuais no CT do Parque Gigante e, ocasionalmente, participava de algumas atividades com o restante do grupo. Dias depois, o Gauchão foi retomado, e Dourado apareceu na lista de inscritos do Inter.
Agosto de 2020 - começa Brasileirão, e Coudet pede calma com retorno de Dourado
O Inter largou bem no Brasileirão e, logo depois de vencer o Coritiba, na estreia, por 1 a 0, o técnico Eduardo Coudet disse que não estipulava prazo para a volta de Dourado.
Setembro de 2020 - interesse turco e coronavírus
O jornal truco Fanatik afirmou que o jogador do Inter estaria na mira do Trabzonspor. O veículo noticiou o interesse no dia 8, afirmando que o time local teria pedido informações sobre a situação do jogador. Antes do Gre-Nal da Libertadores, no dia 23, o Inter informou que Rodrigo Dourado e Uendel apresentaram exames positivos para a covid-19. Uma semana depois, eles voltaram aos trabalhos.
Confira os números de Dourado pelo Inter
223 jogos - 9 gols
Tricampeão gaúcho — 2014/2015/2016
Bicampeão da Recopa Gaúcha — 2016/2017