As corridas ao redor do campo foram a principal atividade dos jogadores do Inter no primeiro dia de trabalho no CT do Parque Gigante, nesta terça-feira (5), após 50 dias de paralisação por conta da pandemia de coronavírus. Ainda assim, os atletas foram divididos em pequenos grupos e tiveram de cumprir uma série de medidas de prevenção, estipuladas tanto no protocolo elaborado pela CBF como nos decretos publicados pela prefeitura de Porto Alegre.
Às 9h, chegou ao CT o primeiro comboio de seis jogadores, entre eles o meia D'Alessandro. Como os testes para o diagnóstico da Covid-19 e as avaliações médicas já haviam sido realizados na segunda, os atletas chegaram prontos para treinar.
Fardados e usando máscaras faciais, os profissionais estacionaram em uma área ao ar livre e se dirigiram diretamente para o gramado, sem passar pelo vestiário ou por qualquer área fechada. Não é permitida a entrada da imprensa no CT, e até mesmo o Inter está utilizando um número bem reduzido de funcionários.
Da calçada da Avenida Beira-Rio, foi possível observar que a principal atividade realizada era a corrida ao redor do campo. Ao contrário do que ocorreria em condições normais, os atletas não correram lado a lado, e sim um atrás do outro, mantendo entre eles uma distância em vários momentos até superior aos dois metros estipulados no último decreto municipal, que autorizou a volta das atividades.
Os primeiros seis jogadores treinaram por cerca de 1h20min e depois deram lugar a um novo grupo que realizou a mesma atividade. Todo o plantel irá treinar desta forma. Quando a terceira leva de atletas estava realizando o seu trabalho, foi possível observar alguns funcionários do clube utilizando roupas protetoras brancas e protegidos por máscaras faciais e por viseiras que cobriam todo o rosto. Tudo para garantir a máxima prevenção.
Essa rotina deve ser mantida ao longo de toda a semana. O tipo de atividade, contudo, será reavaliado permanentemente, conforme as perspectivas de retorno das competições. Por enquanto, a legislação permite apenas treinos físicos, sem contato entre os jogadores.