Artilheiro do Brasileirão, líder da equipe nas estatísticas e eleito o melhor jogador de agosto no campeonato, o agora atacante Thiago Galhardo é o grande destaque do Inter em 2020. Com 11 gols na temporada, seis foram de pênalti, o que mostra a qualidade do camisa 17 nas cobranças.
O técnico Jorginho, que hoje comanda o Coritiba, mas que trabalhou com Galhardo em 2018, no Vasco, é só elogios ao jogador. Segundo ele, o atleta já se mostrava dedicado e com vontade de melhorar ainda mais.
— Ele já batia pênalti muito bem, mas treinava sempre após as atividades para aprimorar a batida — ressalta Jorginho.
Em contato com GZH, o treinador fez questão de parabenizar o atacante colorado pela boa temporada. Destacou, inclusive, que via nele muita qualidade, tanto que o promoveu à titular.
— Ele já mostrava toda essa qualidade como atleta. Quando cheguei, o Thiago era reserva do Wagner na meia e rapidamente assumiu a titularidade. É um jogador inteligente taticamente, pisa na área e finaliza muito bem. Estou muito feliz pelo sucesso dele — afirmou Jorginho.
Neste ano, Thiago Galhardo fez gols de pênalti na vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, na estreia do Inter no Gauchão, e também na abertura do segundo turno, no empate em 1 a 1 com o Caxias, no Centenário. No Brasileirão, balançou as redes em cobranças de pênalti contra Atlético-GO, Palmeiras e Bahia.
Em outras edições do campeonato nacional, marcou três vezes com a camisa do Ceará, no ano passado, e outra pelo Vasco, em 2018. Em 2019, porém, desperdiçou uma cobrança, conta o Goiás, quando mandou a bola no travessão. Ele também marcou na Copa Sul-Americana de 2018, na derrota do Vasco contra a LDU, por 3 a 1.
Como Galhardo bateu cada pênalti nesta temporada:
- Juventude 0x1 Inter
Na vitória contra o Juventude na estreia do Gauchão, em 23 de janeiro, Galhardo cobrou rasteiro, no canto direito, sem chances para o goleiro Marcelo Carné. - Caxias 1x1 Inter
No empate com o Caxias na abertura do segundo turno do Gauchão, em 29 de fevereiro, Galhardo bateu alto, entre o meio e o canto esquerdo. O goleiro Marcelo Pitol caiu para o outro lado e nem apareceu na foto. - Inter 3x0 Atlético-GO
Na goleada por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, em 19 de agosto, Galhardo bateu alto e forte, no canto esquerdo de Jean, que até acertou o lado, mas não pôde evitar o gol colorado. - Palmeiras 1x1 Inter
No empate em 1 a 1 com o Palmeiras, pela sétima rodada do Brasileirão, em 2 de setembro, Galhardo bateu alto e forte, entre o centro e o canto direito de Weverton, que esperou a cobrança e não conseguiu chegar a tempo na bola. - Inter 2x2 Bahia
No empate em 2 a 2 com o Bahia, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, em 6 de setembro, Galhardo bateu mais uma vez com força, mandando no teto do gol, entre o centro e o canto direito, sem chances para o goleiro Mateus Calus, que caiu para o outro lado.