Contratado para preencher a vaga deixada por Paolo Guerrero, que lesionou o joelho e não voltará a atuar pelo restante da temporada, Abel Hernández já estreou com a camisa colorada. No entanto, esta quarta-feira (23) trará um novo capítulo na passagem do uruguaio pelo Inter: ele disputará o seu primeiro Gre-Nal.
Revelado pelo pequeno Central Español, o centroavante teve uma breve passagem pelo Peñarol, ainda muito jovem, e não chegou a experimentar o grande clássico de Montevidéu. Vivenciou, no entanto, outras rivalidades ao redor do mundo. Confira:
Derby da Sicília
De 2008 a 2014, Abel vestiu a camisa do Palermo e, neste período, disputou o "Derby da Sicília" contra o Catania, pelo Campeonato Italiano. No total, foram cinco duelos, com três empates (todos por 1 a 1) e duas derrotas (3 a 1 e 4 a 0).
Apesar de jogar no ataque, o uruguaio não conseguiu balançar as redes adversárias. Sua melhor atuação se deu em 2013, quando entrou no segundo tempo e deu assistência para o gol marcado pelo esloveno Illicic, que igualou o marcador. Este foi o último clássico que participou na Itália.
Rivalidade de Yorkshire
Em 2014, o uruguaio se transferiu para a Inglaterra, onde viveu o melhor momento de sua carreira. O Hull City é o único clube da cidade, de cerca de 280 mil habitantes. Assim, os torcedores alimentam uma rivalidade contra o vizinho da região de Yorkshire: o Leeds United. Apesar de ter permanecido por quatro temporadas em Kingston Upon Hull, Abel disputou apenas um jogo contra o rival. Em 2016, o centroavante marcou o primeiro gol de sua equipe, no empate por 2 a 2, pela segunda divisão inglesa. Na segunda etapa, foi substituído pelo senegalês Diamé.
Clássico Moscovita
Na Rússia, Abel defendeu o CSKA Moscou, que disputa a hegemonia da capital contra o Lokomotiv, Spartak e Dínamo Moscou. Destes, o uruguaio enfrentou apenas o último, em duas oportunidades — em 2018, empate por 0 a 0, e em 2019, por 2 a 2. Nas duas partidas, ele ingressou no segundo tempo.
Derbies de Doha
A principal rivalidade no futebol catari se reflete na disputa entre seleções, contra os Emirados Árabes Unidos. Internamente, o maior clássico se dá entre o Al-Arabi e o Al-Sadd. Porém, como existem vários clubes em Doha, o Al-Ahli (clube em que Abel Hernández atuou) faz enfrentamentos com os outros times da capital — Al-Arabi, Al-Sadd, Al-Sailiya, El-Jaish, Al-Duhail e Qatar Sports Club.
No total, disputou oito clássicos entre 2019 e 2020, com cinco gols. Contra o Al-Sailiya, marcou três vezes — dois na vitória por 3 a 0 e um na vitória por 1 a 0. Também balançou as redes contra o Al-Sadd, na derrota por 2 a 1 e na vitória pelo mesmo placar. Passou em branco no empate por 2 a 2 com o Qatar SC, nas derrotas para o Al-Arabi (3 a 0 e 3 a 1) e para o Al-Duhail (3 a 0).