Geralmente, os momentos que antecedem um Gre-Nal são tensos. Quando se trata de um duelo que pode definir o futuro dos clubes na Libertadores, o clássico ganha ingredientes que geram ainda mais expectativa no torcedor. Saiba o que o estará em jogo para o Inter no confronto desta quarta-feira (23), no Beira-Rio. A partida, válida pela quarta rodada da fase de grupos, se inicia às 21h30min.
Vitória
O melhor dos cenários, obviamente, é a vitória. Primeiro porque interromperia uma série de nove partidas em que o Grêmio não perde clássicos e, de quebra, aumentaria a pressão sobre o maior rival, que não vem conseguindo apresentar um bom futebol desde a retomada das competições. Ou seja, a crise estaria instalada de vez na Arena.
Além disso, o resultado faria o Colorado chegar a 10 pontos, disparando na liderança do Grupo E e, com duas rodadas de antecedência, poderia até mesmo se garantir matematicamente nas oitavas de final da competição continental. Para isso ocorrer, porém, seria necessário também que houvesse um vencedor no confronto agendado para o mesmo horário, na Colômbia, entre América de Cali e Universidad Católica.
Empate
Um placar igualado faria o Inter chegar a oito pontos e não custaria o topo da chave. Pelo menos, por enquanto. O problema é que os dois próximos compromissos da equipe seriam fora de casa, contra chilenos e colombianos. Ou seja, deixaria o Inter em sinal de alerta.
Sem falar no fato de que a seca em clássicos chegaria a 10 partidas e Eduardo Coudet teria de dar explicações por não ter vencido o Grêmio em nenhum dos confrontos.
Derrota
Seria o quinto insucesso do ano em Gre-Nais, o que deixaria o treinador argentino muito pressionado, já que ele ainda não venceu o Grêmio desde que chegou ao Beira-Rio. Também prolongaria a seca colorada para 10 partidas sem vitórias contra o tradicional adversário. Ou seja, seria preciso aguentar as "flautas" dos gremistas por mais tempo.
Acima de tudo isso, o mais grave é que o tropeço faria o time dividir a liderança do grupo com o próprio Grêmio — os dois ficariam com sete pontos, diferenciando-se pelo saldo de gols (atualmente, o Inter está em vantagem de quatro gols). Entretanto, o Inter teria de encarar as últimas rodadas como visitante, o que poderia colocar em risco até mesmo a classificação à próxima fase do torneio.