Após o Chile viver a semana mais violenta do ano, o futebol do país está em alerta. Adversária do Inter na Copa Libertadores, na próxima terça (4), a Universidad de Chile enfrentará o Curicó Unido, às 17h30min deste sábado (1º), pelo campeonato nacional, em meio a um ambiente de tensão.
Os jornais de Santiago, no entanto, pouco falam sobre a escalação dos times e as questões técnicas da partida. O maior temor diz respeito à segurança, especialmente por conta dos episódios de violência ocorridos nos últimos dias.
Na última terça (28), um torcedor do Colo Colo morreu atropelado por um caminhão da polícia, após a vitória da equipe da capital chilena sobre o Palestino, por 3 a 0. Diante do episódio, várias torcidas pediram a paralisação do campeonato.
O ápice da crise ocorreu na sexta (31), quando torcedores do Coquimbo Unido invadiram o gramado durante o jogo contra o Audax Italiano, agrediram seguranças e depredaram o estádio. O jogo acabou sendo suspenso aos 17 minutos do primeiro tempo por falta de segurança.
"Mais uma vez o futebol chileno foi derrotado pela violência", escreveu o diário La Tercera, se referindo ao ocorrido.
O temor agora é o que ocorrerá no jogo entre Universidad de Chile e Curicó Unido. A torcida "Los de Abajo", principal organizada dos adversários colorados na Libertadores, promete boicotar a partida e ficar protestando do lado de fora do Estádio Nacional. Há o receio das autoridades de que haja novos episódios de violência.
"O jogo terá fortes medidas de segurança. As ameaças de uma facção da Universidad de Chile deixaram as autoridades em alerta. Mais de 300 seguranças privados tratarão de evitar o contato entre os Carabineros e os de 'Los de Abajo'", destaca o El Mercúrio, se referindo à polícia nacional, apontada como responsável pela morte do torcedor do Colo Colo, fato que desencadeou esta nova onda de violência.
A direção da Universidad do Chile, no entanto, defende a realização do jogo e garante a segurança para a torcida.
— Seguimos com o nosso plano. Queremos o futebol e vamos fazer o possível para jogar essa partida. Temos um contingente que permite garantir a segurança de todos os torcedores. Não acredito que se suspenda a rodada — declarou o presidente da La U, José Luís Navarrete.
A Conmebol garante que o jogo entre Universidad de Chile e Inter, na terça (4), pela Copa Libertadores, está mantido. Porém, a partida deste sábado será um termômetro sobre como estarão os ânimos locais para a estreia colorada na competição continental.