O Campeonato Chileno retornou nesta semana. A primeira rodada, no entanto, terminou em tragédia. Um torcedor do Colo-Colo foi atropelado por um veículo da polícia local e morreu na terça-feira (28), nos arredores do Estádio Monumental, em Santiago, após a vitória da equipe sobre o Palestino por 3 a 0.
Com o ocorrido, alguns grupos de torcedores dos principais clubes chilenos lançaram uma campanha para paralisar o futebol no país, até que os responsáveis pela morte do torcedor sejam punidos e a segurança nos estádios seja garantida.
Os primeiros a se manifestarem neste sentido foram os integrantes da barra brava Garra Blanca, do Colo-Colo. Fãs da Universidad de Chile e da Universidad Católica também emitiram comunicados mostrando apoio à ação.
A segunda rodada do Campeonato Chileno está marcada para iniciar na sexta-feira. A Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) garantiu a continuidade da competição, mesmo com as ameaças.
Na próxima terça-feira, o Inter enfrentará a Universidad de Chile, pela pré-Libertadores, em Santiago. No ano passado, o campeonato nacional foi encerrado com seis rodadas de antecedência por conta de uma série de protestos contra o governo local.