O Inter está mobilizado para estancar o problema da bola aérea defensiva, principal dificuldade da equipe de Eduardo Coudet neste início de temporada. Além de aprimorar este fundamento nos treinos, os colorados estão atentos a três armas importantes do jogo aéreo da Universidad de Chile, adversária na partida desta terça (4), em Santiago, pela Libertadores: os lançamentos de Montillo, o cabeceio do zagueiro González e a habilidade do atacante Larrivey em "fazer o pivô".
— Ofensivamente, agora, La U conta com o Montillo, que nós conhecemos pela qualidade nas bolas paradas, seja para uma cobrança direta ou então para levantar a bola na área. O time tem também um bom zagueiro, Osvaldo González, que vai muito bem pelo alto, tanto na defesa como no ataque — alerta o jornalista Léo Lepri, especialista em futebol sul-americano do site Globoesporte.com.
Contratado junto ao Cerro Porteño, o atacante argentino Joaquín Larrivey, 35 anos, foi o herói da Universidad de Chile no último sábado, marcando quatro dos cinco gols na goleada de 5 a 1 sobre o Curicó Unido. Além do oportunismo, o atleta é perigoso na bolá aérea.
— O Larrivey tem altura (1m86cm) e possui boa habilidade de fazer o pivô na grande área após os lançamentos. Ele fez isso nos outros clubes em que atuou e pode usar essa capacidade agora em La U — projeta o jornalista Romai Ugarte, da Rádio Agricultura, do Chile.
Atento a tudo isso, o técnico Eduardo Coudet tem dado mais ênfase à bola aérea nos treinamentos. O grupo de jogadores, por sua vez, acredita que os treinos e o ritmo de jogo serão suficientes para o time do Inter parar de ser vazado pelo alto.
— Nós treinamos bastante a bola parada e tivemos algumas definições e ajustes. O Coudet veio com uma metodologia nova e mudou algumas coisas na nossa área. Por baixo, estamos fazendo um jogo seguro. Mas acredito que é muito ritmo de jogo. É início de temporada, e isso pesa, especialmente nos finais das partidas. Com ritmo de jogo e confiança, acho que a gente consegue neutralizar essa bola aérea — disse o goleiro Marcelo Lomba.
Universidad de Chile e Inter enfrentam-se na terça (4), às 18h, no Estádio Nacional, na estreia das duas equipes pela Libertadores.