Além de dois eletrizantes Gre-Nais pela Libertadores, Grêmio e Inter terão pela frente um calendário desgastante, especialmente no mês de março, em que terão de dividir as atenções com a disputa pelo segundo turno do Campeonato Gaúcho, onde ambos buscam o título para disputar a final do estadual com o Caxias. Com uma média de três dias de descanso entre cada partida, Renato Portaluppi e Eduardo Coudet terão de lidar com a necessidade de dosar forças no Gauchão sem deixar de obter resultados positivos.
Para o começo do segundo turno neste final de semana, ambos treinadores deverão mandar a campo equipes alternativas. O Grêmio irá receber o Juventude na Arena enquanto o Inter irá à Serra enfrentar o Caxias, confrontos que irão ocorrer apenas três dias antes do início da fase de grupos da Libertadores.
A medida deverá ser seguida nas semanas seguintes, que terão jogos do Gauchão intercalando com a Libertadores. No entanto, a história recente indica que a pressão da rivalidade local pode provocar eventuais mudanças nestes planejamentos.
Em 2012, o Gauchão teve situação semelhante a este ano. O Caxias venceu o primeiro turno e forçou a Dupla a disputar a vaga na final no segundo turno, que foi decidida em clássico. Mesmo envolvido na Libertadores — que o Grêmio não estava —, o Inter levou a melhor no Gre-Nal e chegou à decisão, onde sagrou-se bicampeão estadual. Vice de futebol colorado na época, Luís Anápio Gomes defende que seja valorizada a hegemonia regional, mesmo em meio à disputa da Libertadores.
— A Libertadores sempre será prioridade, mas o Inter também deve levar o Gauchão muito a sério. Algumas preservações podem ser feitas de acordo com os critérios da parte física, mas devemos parar por aí. O Inter passa por uma retomada administrativa. Por isso, é fundamental consolidar essa recuperação com resultados dentro de campo. O Gauchão sempre foi importante para o Inter se tornar ainda mais neste momento. Essa falta de títulos do clube é um componente que aumenta a importância do Estadual, mesmo sabendo que a Libertadores é a prioridade — opina Anápio.
29/2 - Gauchão
Caxias x Inter
O Inter começa o segundo turno diante do principal rival da dupla Gre-Nal na briga pela taça. Garantido na final por ter vencido o primeiro turno, o Caxias surge como o time do Interior a ser batido. Por ter o jogo contra a Universidad Católica na terça-feira, Eduardo Coudet deverá preservar titulares. Suspenso na Libertadores, D'Alessandro pode ser a atração da equipe colorada em Caxias do Sul.
3/3 - Libertadores
Inter x Católica
Depois de passar pela pré-Libertadores, o Inter iniciará sua participação na fase de grupos diante da Universidad Católica. Para essa partida, Eduardo Coudet não poderá contar com o capitão D'Alessandro, suspenso pela expulsão na vitória sobre o Tolima.
8/3 - Gauchão
Inter x Brasil-PEL
Decepção do primeiro turno, o Brasil-Pel vai ser o primeiro adversário no Beira-Rio nesta segunda etapa do Gauchão. O jogo contra o Xavante será quatro dias antes do primeiro Gre-Nal pela Libertadores, um desafio a mais para Coudet montar a equipe.
12/3 - Libertadores
Gre-Nal, Arena
O esperado primeiro Gre-Nal da Libertadores irá ocorrer logo na segunda rodada da fase de grupos. Por jogar no Beira-Rio diante do Brasil-Pel no final de semana, o Colorado não terá de lidar com viagem para a partida na Arena.
15/3 - Gauchão
São José x Inter
Uma coincidência na tabela de Libertadores e do Gauchão favorecerá a logística do Inter. Na mesma semana em vai ter o Gre-Nal na Arena pelo torneio continental, o Colorado irá encarar o Zequinha no Passo da Areia. Ou seja, o time de Eduardo Coudet fará dois jogos como visitante sem precisar sair de Porto Alegre, algo valioso em um calendário apertado.
18/3 - Libertadores
Inter x América de Cali
A sequência de sete semanas tendo jogos da Libertadores iniciada com a primeira partida contra a Universidad de Chile será encerrada diante do América de Cali, no Beira-Rio. O confronto com os colombianos será o segundo em casa no primeiro turno da fase de grupos.
21/3 - Gauchão
Inter x Grêmio
Três dias após enfrentar o América de Cali pela Libertadores, o Inter vai reencontrar o Grêmio pelo Gauchão. O Gre-Nal poderá ser decisivo para definir mando de campo para um encontro futuro entre os dois clubes no mata-mata do segundo turno.
25/3 - Gauchão
Esportivo x Inter
A folga no calendário da Libertadores vai permitir ao Inter focar no Gauchão nas três últimas rodadas do segundo turno. O jogo contra o Esportivo, em Bento Gonçalves, será o único fora de casa nessa sequência.
1º/4 - Gauchão
Inter x Aimoré
O Inter encerrará sua participação na fase classificatória do segundo turno diante do Aimoré no Beira-Rio. O jogo será o primeiro em que Coudet terá uma semana para preparar a equipe após mais de um mês com compromissos em finais e meios de semana.
5/4 - Gauchão
Possível semifinal do segundo turno
8/4 - Libertadores
Inter x Grêmio
Após três semanas de pausa, o Inter voltará a jogar pela Libertadores diante do Grêmio. O Gre-Nal do Beira-Rio está marcado para a quarta rodada e será o último compromisso da equipe colorada em Porto Alegre na fase de grupos.
12/4 - Gauchão
Possível final do segundo turno
19/4 Gauchão
Possível final - ida
21/4 - Libertadores
América de Cali x Inter
Apenas em 21 de abril que o Inter irá disputar o primeiro jogo fora de Porto Alegre na Libertadores. O confronto com o América, na Colômbia, irá ocorrer entre as finais do Gauchão. Caso esteja lá, o Colorado terá de lidar com uma viagem até Cali em meio à decisão do Estadual.
26/4 - Gauchão
Possível final - volta
2 ou 3/5 - Brasileirão
1ª rodada - Coritiba x Inter
7/5 - Libertadores
Universidad Católica x Inter
O Inter vai encerrar sua participação na fase de grupos da Libertadores no começo de maio. O confronto com a Universidad Católica irá ocorrer na semana em que terá início o Campeonato Brasileiro.