Mais de mil crianças e adolescentes participaram nesta quarta-feira (4) da 6ª Festa de Natal dos Acolhidos, realizada no estádio Beira-Rio. O evento teve brincadeiras, shows e a chegada do Papai Noel. A ação foi destinada a integrantes do Programa de Acolhimento Institucional e dos projetos sociais do Inter.
O evento foi promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), por meio da Promotoria da Infância e da Juventude de Porto Alegre, em parceria com o Inter e com a Brio.
Idealizadora e coordenadora da festa, a promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga destacou que a festa é um momento de alegria para os menores acolhidos.
— O evento, além de proporcionar toda esta alegria, também é importante para chamar a atenção da sociedade gaúcha que existe uma população de quase mil crianças sem família em Porto Alegre e 5 mil no Rio Grande do Sul. Essas crianças precisam do nosso olhar, da nossa afeição, do nosso carinho. As famílias já falharam com elas, e o Estado não pode falhar — ressaltou.
As apresentações de Bloco do Bronx, Lucas Laypold, MC VR, Samba Tri, Amilton Lima e Jalhesa animaram a festa, que se estendeu por toda a tarde. O Papai Noel chegou ao estádio no caminhão do Corpo de Bombeiros durante o dueto improvisado de Laypold com o rapper Nícolas Walter e subiu ao palco com os músicos. A entrega dos presentes, proporcionada pela doação de diversos parceiros e voluntários, ocorreu enquanto o MC VR empolgava os fãs mirins.
Aluna da oficina de música da Fundação Pão dos Pobres, Ana Maria Teixeira Magalhães, 14 anos, ganhou uma guitarra de presente de uma apoiadora voluntária.
— Estou muito feliz, muito feliz. Está sendo um momento bastante especial, vou aproveitar bastante e sair tocando muito — comemorou a menina, há dois anos no acolhimento.
Brinquedos infláveis, pinturas no rosto, chute ao gol, torneio de embaixadas e descida de rapel de super-heróis também integraram a programação da festa, que teve distribuição de doces, pizza, cachorro-quente, pipoca, sorvete e refrigerante.