Há uma questão racional a ser feita para os torcedores colorados: para que o clube siga com chances reais de Libertadores, seja ingressando na fase de grupos ou jogando a pré, será preciso que o Flamengo vença o River Plate, neste sábado (23), a partir das 17h, em Lima (PER), conquiste a América pela segunda vez e, assim, abra mais uma vaga brasileira para a competição em 2020 — tornando a tarefa de o Inter jogar a Libertadores um pouco menos complexa.
Caso o time carioca saia campeão, as quatro vagas diretas do Brasileirão à Libertadores se transformarão em cinco. O Athletico, atualmente no quinto lugar, já está classificado à Libertadores 2020 por ter conquistado a Copa do Brasil, logo, abriria a vaga ao sexto colocado.
Mas, se o River Plate conquistar a sua quinta copa, a vida do Inter ficará um pouco mais dura. Terá de lutar para alcançar o Grêmio, que no momento ocupa a última vaga brasileira à fase de grupos. Um cenário mais complexo para o time de Zé Ricardo.
O Flamengo campeão continental fará do caminho colorado para a pré-Libertadores quase um passeio. Inter e Corinthians se manteriam como favoritos às duas vagas extras, e dificilmente perderiam essa condição, uma vez que têm seis pontos a mais do que Bahia e Vasco, os clubes mais próximos a persegui-los.
Ainda nesse contexto, os colorados já entrarão em campo diante do Fortaleza, neste domingo, no Beira-Rio, podendo focar em uma espécie de triangular com São Paulo (sexto colocado, com 53 pontos) e Corinthians (que está em oitavo, mas empatado em pontos com o Inter, sétimo, ambos com 50 pontos) pela última vaga direta à fase de grupos — está seis pontos atrás do Grêmio, o penúltimo time com classificação direta, o que torna a busca por essa posição mais difícil. Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Inter tem 6% de chances de se classificar à fase de grupos da Libertadores, contra 18% de chances do São Paulo, e 3% de chances do Corinthians.
Para contar com as vantagens dos classificados, o Inter terá de ter 100% de aproveitamento em casa, na sequência com Fortaleza e Goiás. Para isso, a direção abriu os portões para os associados, que não precisarão de ingressos para acessar às áreas livres do estádio (as arquibancadas), além de fazer uma promoção de "dois por um". O não-sócio pagará R$ 20 pela arquibancada e poderá usar a mesma entrada nesses dois jogos. A previsão do clube é de pelo menos 28 mil torcedores no Beira-Rio, em cada uma das partidas.
— O ponto forte na temporada são os jogos em casa. É fazer nosso papel, contar com a torcida de todos e fazer o melhor. Temos tudo para vencer os dois jogos. Esse jogo em casa (contra o Fortaleza) vai demonstrar bastante o que a gente quer lá na frente. Tem que ter postura ofensiva, agressiva para a gente sair com a vitória — disse o lateral Heitor. — A gente não torce para ninguém (na final da Libertadores). Que vença o melhor. Se a gente fizer o nosso papel nos dois jogos em casa, vamos subir na tabela. Se eles (Flamengo) não vencerem, temos que fazer nossa parte em casa — completou ele, confiante.
Obtendo seis pontos sobre Fortaleza e Goiás, o Inter passará para a etapa 2 do Projeto Vaga Direta à Libertadores: secar São Paulo e Corinthians. Nestas duas próximas rodadas, o São Paulo jogará fora de casa com o Ceará, e receberá o Vasco, no Morumbi. Já o Corinthians terá pela frente o Botafogo, no Rio, e o já rebaixado Avaí, em casa.
— É uma final (a Libertadores) que vai abrir mais uma vaga. Estamos em disputa direta entre a fase de grupos e a pré-Libertadores, então, quanto maiores as possibilidades melhor para nós. É claro que a gente torce para se classificar direto, sem depender disso (da final da Libertadores). Mas que vença o Flamengo, pois abrirá mais uma vaga para que possamos seguir com foco no nosso objetivo — comentou Patrick.
A briga pela classificação se estenderá pelas três rodadas finais, quando o Inter irá ao Rio enfrentar o Botafogo e, depois, fará uma nova final de campeonato com o São Paulo, desta vez no Morumbi, em confronto direto valendo vaga à fase de grupos da Libertadores. O Inter encerrará a temporada diante do Atlético-MG, no Beira-Rio.
Antes de receber o time de Zé Ricardo, o São Paulo jogará com o Grêmio, na Arena. E, aqui, para o seu próprio bem, os colorados poderão torcer para Renato Portaluppi. Os paulistas encerrarão o campeonato fora de casa, diante do CSA, em um jogo que pode valer a honra dos alagoanos ou até mesmo a sobrevivência na Série A.
Já o Corinthians terá como últimos adversários Atlético-MG e Ceará, ambos longe de casa, e Fluminense, na Arena Itaquera. Uma tabela que também não é das mais suaves, uma vez que esses três clubes ainda poderão estar brigando para fugir do Z-4.
Para que o Inter não corra o risco de uma pré-Libertadores ou para que possa se garantir de maneira direta na competição, o ideal é torcer pela 19ª conquista brasileira de Copa Libertadores da América.
A tabela do "triangular"
O mundo caso o Flamengo conquiste a Libertadores
São Paulo
53 pontos
6º colocado
Último clube do Brasileirão com vaga direta à Libertadores, mas podendo perder a posição e ficar com a pré-Libertadores
Inter
50 pontos (e 14 vitórias)
7º colocado
Vaga encaminhada à pré-Libertadores, com chances reais de se classificar para a fase de grupos
Corinthians
50 pontos (12 vitórias)
8° colocado
Vaga encaminhada à pré-Libertadores, com chances reais de se classificar para a fase de grupos
O mundo caso o River Plate conquiste a Libertadores
São Paulo
53 pontos
6º colocado
Vaga à pré-Libertadores, com chances reais de se classificar para a fase de grupos
Inter
50 pontos (e 14 vitórias)
7º colocado
Vaga à pré-Libertadores, com chances de se classificar para a fase de grupos, mas também com risco de ficar fora, e acabar jogando a Copa Sul-Americana
Corinthians
50 pontos (12 vitórias)
8° colocado
Vaga à Copa Sul-Americana, com chances reais de obter classificação à pré-Libertadores
Os jogos que restam
São Paulo
24/11
Ceará x São Paulo
28/11
São Paulo x Vasco
1/12
Grêmio x São Paulo
4/12
São Paulo x Inter
8/12
CSA x São Paulo
Inter
24/11
Inter x Fortaleza
27/11
Inter x Goiás
30/11
Botafogo x Inter
4/12
São Paulo x Inter
8/12
Inter x Atlético-MG
Corinthians
24/11
Botafogo x Corinthians
27/11
Corinthians x Avaí
1/12
Atlético-MG x Corinthians
4/12
Ceará x Corinthians
8/12
Corinthians x Fluminense