O técnico Odair Hellmann planeja uma mudança que tende a dar três ganhos técnicos para o time do Inter. Para o jogo contra o Cruzeiro, no sábado (5), às 21h, o lateral Zeca está ganhando a posição de Uendel e voltará ao flanco esquerdo, posição em que viveu seus melhores momentos na carreira atuando pelo Santos.
O primeiro objetivo é a melhora de rendimento no setor, já que Uendel não vem em boa fase. Por outro lado, com base na experiência santista, Zeca pode proporcionar ao time colorado dois outros trunfos: os chutes potentes de fora da área e um novo repertório de jogadas pelo lado esquerdo.
— O Zeca viveu os seus melhores momentos no Santos pela esquerda, com o técnico Dorival Júnior. Ele conseguia fazer bons cruzamentos, na maior parte das vezes no primeiro pau. A facilidade de cortar para o meio fez com que ele construísse muito por dentro e inclusive fizesse gols dessa forma — recorda o repórter Lucas Mussetti, setorista do Santos do site Gazeta Esportiva.
Na temporada 2016, Zeca marcou quatro gols com a camisa do Santos, sempre atuando como lateral-esquerdo. No dia 29 de junho daquele ano, o jogador anotou o gol da vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio, na Arena. Na ocasião, o atleta partiu pela esquerda, puxou para o meio e disparou uma bomba de perna direita de fora da área. No Inter, atuando predominantemente como lateral-direito, o lateral ainda não marcou gol.
Sendo destro e atuando no lado esquerdo, Zeca consegue puxar a bola para o meio-campo e chutar com a "perna boa", tendo mais ângulo para marcar. Além disso, pode armar jogadas de qualidade.
— Por tudo que vi no Santos, o Zeca rende mais na esquerda, por ser elemento surpresa na construção por dentro e por colocar mais dificuldade nos adversários, aumentando o repertório de jogadas — completa Musseti.
No mês de setembro, Odair escalou Zeca na lateral esquerda em dois jogos do Brasileirão, quando os titulares foram preservados. Nas duas partidas, o Inter venceu e o jogador teve uma atuação elogiada. Na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, no dia 7 de setembro, Zeca ganhou nota 6 na Cotação GZH:
"Assim que tirou a ferrugem da função, se mostrou readaptado à lateral esquerda, ainda que a todo o momento precisasse cortar para o pé direito, a fim de dar um passe ou um lançamento".
Já na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, no dia 15, o atleta foi um dos destaques e ganhou nota 7:
"Teve dificuldades para conter os avanços de Chará no início da partida. Porém, corrigiu o posicionamento cedo e passou a ser seguro no lado esquerdo. Passa a se afirmar como opção para a lateral esquerda".
Cruzeiro e Inter se enfrentam neste sábado (5), às 21h, no Mineirão. Além da presença de Zeca no lado esquerdo, outra novidade será a escalação do garoto Heitor como novo titular do flanco direito.