Envolvido nas finais do Brasileirão de Aspirantes, o goleiro Keiller busca uma nova chance no time principal do Inter. Pegador de pênaltis, ele voltou a salvar a equipe, dessa vez, no Gre-Nal de ida da decisão nacional, quando defendeu uma cobrança do atacante da Silva, mantendo o 0 a 0 no placar. Neste domingo (13), Keiller voltará ao Estádio Centenário, em Caxias do Sul, para a grande final do Brasileirão, em mais um clássico Gre-Nal. O goleiro mira um recomeço no clube, após altos e baixos.
Há mais de dois anos, quando o Inter tentava se reerguer da pancada de 2016, o primeiro retorno a uma final de campeonato foi recheada de problemas. Antes da semifinal do Gauchão de 2017, contra o Caxias, no Centenário, o Colorado perdeu o goleiro Danilo Fernandes devido a uma fratura por estresse no pé esquerdo. Marcelo Lomba assumiu o gol, ajudou a classificar o Inter diante do Corinthians, na Copa do Brasil, e foi para o mata-mata com o Caxias.
Com a bruxa solta, Lomba sofreu uma séria lesão muscular no jogo de volta, no Centenário, e saiu do jogo. Então, Keiller, com 20 anos, tornou-se o novo titular. Levou um frágil Inter às finais, defendendo um pênalti nos 90 minutos, evitando uma derrota por 2 a 0, e a eliminação, e, depois, pegou mais um, na decisão nas cobranças alternadas.
Único goleiro saudável que estava inscrito pelo clube no Estadual, Keiller rumou para as finais com o Novo Hamburgo. No jogo de ida, uma atuação irregular, um péssimo empate com gols, em 2 a 2, e... uma séria lesão: uma luxação no cotovelo esquerdo. O episódio tirou o goleiro por muito tempo de combate e fez com que ele perdesse espaço no elenco. Marcelo Lomba, que mal podia caminhar, finalizou o jogo com o Novo Hamburgo, enquanto que Danilo Fernandes retornou muito antes do tempo correto de recuperação para a final com o Novo Hamburgo, de novo no Centenário - o mando era do Novo Hamburgo, que não pôde jogar em sua casa, devido à capacidade do Estádio do Vale. O Inter perdeu o Gauchão nos pênaltis.
A partir daí, lesionado, Keiller foi perdendo terreno. Com Lomba e Danilo retornando de lesões à época, Daniel abriu a Série B como titular. Keiller ficou à disposição somente nos últimos meses de 2017, mas nas últimas cadeiras da fila pela camisa 1. Dentro do planejamento da comissão técnica do clube, passou a atuar pelo time B nas competições alternativas - copas da FGF e torneios que envolviam o time sub-23.
Sobre uma possível renovação com o Inter, os dirigentes dizem que ainda é prematuro qualquer tipo de declaração. Com menos de 15 meses de vínculo - o seu contrato vai até o final de 2020 -, os próximos dias podem recolocá-lo novamente em evidência. Afinal, a perspectiva de defender a equipe de aspirantes em uma nova decisão, diante do principal rival, pode render novamente uma guinada na carreira do goleiro entre os principais jogadores do clube - que defende há quase uma década.
- Só vamos tratar de renovações depois do final do campeonato - respondeu o vice de futebol Roberto Melo, quando questionado sobre contratos para a próxima temporada.
Daniel Pavan, o preparador de goleiros do Inter que transformou Marcelo Lomba no melhor camisa 1 do Brasileirão de 2018, confia plenamente em Keiller. Porém, ele tem à disposição outros três goleiros de alto nível, e brigando por um lugar no time: Lomba, Danilo Fernandes e Daniel. Ainda que não haja planos de negociar nenhum dos três, ao menos até o momento, Keiller pode ser beneficiado pelo fim do contrato de Danilo, que vai somente até maio, e que ainda não foi procurado para a renovação. Mas, para voltar ao radar do time titular, seria bom para Keiller ajudar o Inter a conquistar o Brasileirão de Aspirantes sobre o Grêmio. Se tudo seguir como está, a tendência é que Keiller seja cedido a outro clube, para que a sua carreira não fique estagnada.
O tempo de contrato dos quatro principais goleiros do Inter:
Marcelo Lomba - 31/12/2021
Daniel - 31/12/2021
Keiller - 31/12/2020
Danilo Fernandes - 8/5/2020
Os números de Keiller
Desde que ascendeu aos profissionais do Inter:
2017
Jogos pelo Gauchão - 2
Gols sofridos - 3
Minutos em campo - 203
2018
Jogos pela Copa FGF - 2
Gols sofridos - 1
Minutos em campo - 180
Jogos pelo Brasileirão de Aspirantes - 8
Gols sofridos - 10
Minutos em campo - 720
2019
Jogos pela Copa FGF - 1
Gols sofridos - 0
Minutos em campo - 90
Jogos pelo Brasileirão de Aspirantes - 9
Gols sofridos - 9
Minutos em campo - 810