Um Gre-Nal quase sempre é decidido nos detalhes. E, no primeiro jogo da final do Brasileirão de Aspirantes, não foi diferente. Preservando as características dos clássicos do profissional, a partida entre Inter e Grêmio foi brigada, com muitas faltas e de mais reclamações do que chances de gols, mas terminou com o 0 a 0 no placar. Com o resultado, quem vencer no próximo domingo (13), 14h, no Centenário será o campeão da competição.
O primeiro tempo foi com mais oportunidades para o Grêmio do que para o Inter. Mas foi o Colorado que deu o primeiro chute para o gol de Phelipe. Aos 14 minutos, Pedro Lucas, que irá viajar para integrar o grupo principal do Inter em Alagoas, arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima. O Colorado ainda tentou mais uma vez com Leandro Cordova, mas o goleiro gremista fez mais uma defesa.
Depois disso, só deu Grêmio. Aos 22 minutos, Matheus Frizzo alçou a bola para área, Da Silva deu um peixinho para cabecear, mas foi atingido por um chute do lateral-direito Edson. O árbitro Vinicius do Amaral apontou para a marca do pênalti.
Na cobrança, Da Silva, atacante já integrado ao grupo de Renato Portaluppi, bateu e o goleiro Keiller fez uma defesa no canto esquerdo que manteve o 0 a 0 no placar. Na sequência, mais uma grande interceptação do goleiro colorado. Jogada combinada pelo lado direito e um belo chute de Guilherme Azevedo, que parou em Keiller. O centroavante Da Silva tentou de novo, dessa vez de fora da área, mas chutou longe da goleira.
O Inter tentou reagir em uma cobrança de falta, mas não conseguiu. Juliano Fabro cruzou para área e Roberto botou, de cabeça, para fora. Foi o momento em que o Grêmio acordou do apagão e voltou a ter o controle da partida. Foram três chances.
Primeiro em uma cabeçada defendida por Keiller, depois em um chute de Guilherme Azevedo e, aos 43 minutos, na melhor chance da primeira etapa, em um chute de primeira de Jhonata Robert, que parou em mais uma bela defesa do goleiro colorado. Quando o primeiro tempo ia se encerrando, os refletores do estádio se apagaram e o jogo, que ia até os 48 minutos, ficou dez minutos paralisado e só foi acabar aos 55 minutos.
O segundo tempo começou da mesma forma que acabou o primeiro. O Grêmio tentou em mais um chute de Guilherme Azevedo, mas parou no arqueiro colorado. A partir disso, o Inter parece ter sentido que precisava melhorar e tentou propor a partida. Trocou os chutões para Pedro Lucas por um jogo com passes curtos. O Colorado perdeu duas chances com Leandro Cordova, mas parou em duas defesas de Phelipe.
Aos 13 minutos, o Tricolor pareceu ter voltado para a partida. Em uma jogada rápida pela esquerda, Varela cruzou, mas Keiller interceptou. A partida voltou a ficar truncada, e só aos 27 minutos alguém arriscou a gol novamente. Darlan, já conhecido dos gremistas, pegou a sobra de um escanteio e chutou, mas a bola passou por cima da goleira defendida por Keiller.
Quase todas as melhores chances de gol do segundo tempo seguiram do Grêmio. O técnico Thiago Gomes aproveitou o cansaço colorado e colocou sangue novo: trocou Darlan e Da Silva por Victor Bobsin e Léo Chú. As mudanças surtiram efeito. Aos 38, o meio-campista fez boa jogada pelo lado esquerdo, entrou livre na área, mas foi interceptado pelo goleiro colorado. Logo depois, aos 40, o jogador fez bela defesa e passou para Jhonata Robert, que, assim como no primeiro tempo, parou em Keiller.
A melhor chance colorada foi no apagar das luzes. Em um bate-rebate dentro da área gremista, a bola sobrou alta para Pedro Lucas, que tentou tirar do goleiro Phelipe, mas acabou botando a bola para fora. Apesar disso, a última tentativa de um gol na partida foi do Grêmio. Aos 48 minutos, Jhonata Robert bateu falta, a bola desviou e saiu raspando a trave. Mesmo com todos os esforços gremistas, o 0 a 0 não saiu do placar.
BRASILEIRÃO DE ASPIRANTES — JOGO DE IDA DA FINAL — 7/10/2019
INTER (0)
Keiller; Edson (José Vitor – 15 min/2T), Roberto, Fábio Alemão e Erik; Juliano Fabro (Da Silva – 37 min/2T), Zé Gabriel, Leandro Cordova (Caio – 27 min/2T), Netto e Jefferson; Pedro Lucas. Técnico: Ricardo Cobalchini
GRÊMIO (0)
Phelipe; Felipe, Ruan (Denilson – 31 min/2T), Rodrigues e Varela; Frizzo, Darlan (Victor Bobsin – 35 min/2T), Guilherme Azevedo (Matheusinho – 41min/2T), Isaque (Tontini – 41min/2T) e Jhonata Robert; Da Silva (Léo Chú - 35 min/2T). Técnico: Thiago Gomes
Cartões amarelos: Edson e Roberto (Inter); Rodrigues, Denilson e Ruan (Grêmio)
Arbitragem: Vinicius Gomes do Amaral; Michael Stanislau e André da Silva Bitencourt.
Renda: não divulgada.
Público: 2.769
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
PRÓXIMO JOGO — BRASILEIRÃO DE ASPIRANTES
13/10/2019, DOMINGO, 14H
GRÊMIO X INTER