Ainda que Paolo Guerrero tenha marcado dois gols na noite desta quarta-feira (4), no Beira-Rio, o personagem da classificação do Inter para a final da Copa do Brasil foi outro: Edenilson. O dinâmico volante teve participação nos lances dos quatro gols no confronto de semifinal diante do Cruzeiro.
Na partida de ida, no Mineirão, Edenilson correu mais rápido do que o zagueiro cruzeirense Léo para apanhar o rebote da falta batida por Paolo Guerrero e marcou o gol que deu a vantagem para o Inter na semifinal. Nesta quarta-feira, no Beira-Rio, ele fechou goleada de 3 a 0 ao aproveitar o lançamento de Cuesta e marcar, por cobertura, o último gol do confronto.
Edenilson teve também participação nos primeiros dois gols do Inter no Beira-Rio, marcados por Guerrero. No primeiro, ele fez a interceptação ainda no meio-campo, que deu origem para o contra-ataque puxado por Nico López, e terminou na assistência de D'Alessandro para o peruano.
No segundo gol do Inter, o quarteto voltou aparecer. Edenilson e D'Alessandro iniciaram a jogada pelo lado direito. O volante cruzou para Nico López, que deu o passe para Paolo Guerrero dominar e finalizar sem chances para Fábio.
O desempenho contra o Cruzeiro foi mais uma prova do protagonismo que Edenilson assumiu no Inter. Contratado ainda em 2017, no ano da Série B, o volante passou pelas dificuldades que o clube enfrentou com duas trocas de técnico ao longo daquele ano. Sob o comando de Odair Hellmann, ele virou referência do time que fez boa campanha no Brasileirão do ano passado e agora é finalista da Copa do Brasil após 10 anos.
Bicampeão da América pelo Inter, Tinga conhece bem a função feita por Edenilson. O ex-jogador ressalta que um volante desse estilo é fundamental para qualquer time obter sucesso:
— Sou suspeito porque, no meu entendimento de futebol, esses são os jogadores que dão equilíbrio para as equipes. No Brasil, jogador bom costuma ser aquele que faz gol ou dribla todo mundo. A Europa pensa diferente. Tirando os três (Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar), a Europa é apaixonada pelo "camisa 8". Quando um time tem esse tipo de jogador, tem a chance de formar uma boa equipe. O Edenilson é esse tipo de jogador, e faz uma diferença muito grande para um time. Daí, a importância dele, ainda que no Brasil a gente não veja muitas vezes como algo preponderante..
Números de Edenilson contra o Cruzeiro
Mineirão
- Gol: 1
- Participação em gols: 1
- Passes certos: 30
- Finalizações: 1
- Interceptações: 1
- Desarmes: 1
Beira-Rio
- Gol: 1
- Participação em gols: 3
- Passes certos: 38
- Finalizações: 1
- Interceptações: 2
- Desarmes: 1