É hora de recomeçar. O segundo turno do Brasileirão, para o Inter, será aberto a partir das 11h deste domingo (22). Nas 19 rodadas finais, a expectativa é de uma equipe totalmente focada, uma vez que, na primeira metade do campeonato, o Inter se viu obrigado a dividir as atenções entre Libertadores e Copa do Brasil, na qual o time foi vice-campeão.
Agora, com o Brasileirão como única competição até o final da temporada, o Inter acalenta o sonho de título, mesmo que o líder Flamengo tenha nove pontos — e o confronto direto será no Maracanã. Desta vez, terá todos os titulares à disposição, e não mais times mistos ou totalmente reservas na estratégia de preservar os principais titulares para os mata-matas . O zagueiro Rodrigo Moledo, por exemplo, peça fundamental no sistema defensivo, atuou em somente sete das 19 partidas do primeiro turno.
Logo na arrancada do returno, o Inter terá uma montanha-russa de adversários. Irá do líder ao lanterninha, de outros dois candidatos a títulos aos outros três habitantes do Z-4. No primeiro jogo, na manhã de domingo, no Beira-Rio, a partida será contra a Chapecoense. Um adversário imbatível para os colorados na Arena Condá, mas que nem sempre oferece resistência em Porto Alegre. Na abertura do Brasileirão, os reservas colorados levaram 2 a 0 em Chapecó.
Em seguida, o Inter terá pela frente o Flamengo, que estará em fase final de preparação para enfrentar o Grêmio, nas semifinais da Libertadores, e poderá preservar titulares. É o momento ideal para ir à forra contra o primeiro colocado na tabela. No primeiro turno, no Beira-Rio, deu Inter: 2 a 1.
Depois do Flamengo, mais um adversário de peso, o Palmeiras, em casa. A equipe, agora com Mano Menezes no comando, busca no Brasileirão a sua salvação para uma temporada de investimentos milionários e retorno quase zero. Treinado por Felipão, o time paulista venceu o Inter no Brasileirão, mas foi eliminado na Copa do Brasil.
Na sequência, os colorados terão pela frente mais um velho conhecido: o Cruzeiro. Alijado pelo Inter da Copa do Brasil, o clube mineiro demitiu Mano e contratou Rogério Ceni. Não adiantou muito, e o time segue mergulhado em crise, de volta ao Z-4. No primeiro turno, no Beira-Rio, Inter 3 a 1.
A primeira perna destes sete jogos iniciais terá fim com CSA, Santos e Avaí. Contra dois virtuais rebaixados, os confrontos serão fora de casa. Já o Santos de Sampaoli visitará o Beira-Rio. No primeiro turno, o time alagoano foi derrotado em Porto Alegre por 2 a 0. Os colorados repetiram o placar contra os catarinense. Já o confronto com a equipe paulista acabou empatado em 0 a 0, com boa atuação do Inter — ainda com Iago na lateral-esquerda — na Vila Belmiro.
O returno colorado começa cheio de esperanças, com foco apenas no Brasileirão e com boas chances de somar, agora, até mais do que os 13 pontos que foram conquistados nas sete primeiras rodadas.
O SEGUNDO TURNO
Inter x Chapecoense (22/9 — Beira-Rio)
Flamengo x Inter (25/9 — Maracanã)
Inter x Palmeiras (29/9 — Beira-Rio)
Cruzeiro x Inter (5/10 — Mineirão)
CSA x Inter (9/10 — Rei Pelé)
Inter x Santos (13/10 — Beira-Rio)
Avaí x Inter (17/10 — Ressacada)
Inter x Vasco (20/10 — Beira-Rio)
Bahia x Inter (27/10 — Fonte Nova)
Inter x Athletico-PR (30/10 — Beira-Rio)
Grêmio x Inter (3/11 — Arena)
Ceará x Inter (6/11 — Castelão)
Inter x Fluminense (10/11 — Beira-Rio)
Corinthians x Inter (17/11 — Arena)
Inter x Fortaleza (24/11 — Beira-Rio)
Inter x Goiás (27/11 — Beira-Rio)
Botafogo x Inter (1º/12 — Engenhão)
São Paulo x Inter (4/12 — Morumbi)
Inter x Atlético-MG (8/12 — Beira-Rio)