Há exatos 15 anos, o clássico Gre-Nal chegava ao seu gol de número 1000. A partida não valeu taça, já que era válida pela 14ª rodada do Brasileirão de 2004, mas foi para lá de emblemática. Com gols de Vinícius e Fernandão, o Inter venceu o Grêmio por 2 a 0, no Beira-Rio.
Acima de tudo, havia um tabu em jogo. Os colorados não venciam seu tradicional rival, pelo campeonato nacional, desde 1998. Aos cinco minutos do segundo tempo, o zagueiro Vinícius abriu o placar de cabeça, encobrindo o goleiro paraguaio Tavarelli. Mas o maior momento da partida ainda estava por vir.
Contratado junto ao Olympique de Marselha, da França, após passagem pelo Toulouse, o atacante Fernandão havia desembarcado em Porto Alegre quase um mês antes. Depois de um período de treinamentos, foi relacionado pelo técnico Joel Santana para para fazer sua estreia naquela tarde de sábado. Iniciou no banco de reservas, é verdade, mas no intervalo entrou no lugar do zagueiro Wilson. Então com 26 anos e vestindo a camisa 18, Fernandão levou exatos 34 minutos para entrar para a história do Inter e dos clássicos Gre-Nais.