Pela barbicha dourada de D'Alessandro! Que vitória importante o Inter construiu em cima do Cruzeiro na tarde de domingo (12). Foram fundamentais os três pontos conquistados sobre um dos times brasileiros mais fortes da temporada. Servem para o Colorado seguir mirando a ponta de cima da tabela do Brasileirão, ao mesmo tempo em que não perde o foco na disputa da Libertadores e da Copa do Brasil.
O bom desempenho no 3 a 1 — principalmente no segundo tempo, quando a equipe da casa amassou o time mineiro — também reforça uma tendência recente do futebol na província gaúcha. A gangorra Gre-Nal, que vinha pendendo para o lado azul nos últimos tempos, parece estar se invertendo aos poucos.
Uma administração racional, com boas contratações pontuais como a de Guerreiro, e promoções oportunas como a de Nonato, estão entre as explicações para o Inter estar recuperando o futebol, a garra e a competitividade. Os colorados tiveram talento, mas também postura.
Sim, ainda é cedo para garantir que a gangorra vai virar de vez. Mas, a partida contra o Cruzeiro, assim como os bons duelos contra pedreiras como Flamengo e River Plate sugerem que a gangorra do futebol gaúcho, pelo menos, voltou a se movimentar. No mínimo, é um sinal de que não emperrou de vez, diferentemente do que alguns já andavam dizendo por aí.
Agradecimento
O titular da coluna retorna na terça-feira. Agradeço pelo convívio nas últimas semanas, pelos elogios e críticas. Nos vemos no Beira-Rio.