Tudo indica que, em 2019, o Inter vai tratar a Copa do Brasil com mais carinho. O primeiro mata-mata, o das oitavas de final, a partir desta quinta-feira (23), diante do Paysandu, com o jogo de ida no Beira-Rio, será tratado como grande decisão. Além dos R$ 64 milhões (valor total que será amealhado ao longo do torneio, caso o Inter saia campeão), do bicampeonato e da primeira conquista de peso depois de oito anos longe dos grandes títulos, a competição ainda é o caminho mais curto para a Libertadores de 2020. E, para superar o primeiro adversário, o Inter vai ao ataque.
Em seu Twitter, o presidente colorado Marcelo Medeiros fez o seguinte post-homenagem a Edenilson, logo após o seu golaço de fora da área diante do CSA, na vitória colorada por 2 a 0:
— É pombo sem asa que se diz?
Odair Hellmann conseguiu construir, na atual temporada, um sistema ofensivo agressivo e que busca o gol das mais diversas formas. Algo ausente no ano passado, os gols de fora da área voltaram com força agora. Dos 37 gols colorados no ano, oito deles foram marcados em chutes de fora da área com a bola rolando, sem contar os gols de falta — ou 21,6% dos gols da equipe em 2019.
Nico López e Martín Sarrafiore respondem por quatro deles — cada um fez dois. Emerson Santos, William Pottker, Edenilson e Rafael Sobis completam o rol dos chutões. E as conclusões de longa distância poderão ser fundamentais diante de um adversário que certamente montará barricadas em frente à área, buscando evitar sofrer gols e tentar a vitória em contra-ataques.
Se comparado ao desempenho do time no quesito "chutes de fora da área com a bola rolando" em todo o 2018, a atual temporada é superior. No ano passado, o Inter fez apenas três gols de fora da área com a bola rolando: com D'Alessandro (contra o São José), Lucca (contra a Chapecoense) e Rossi (contra o Corinthians). O Inter está arriscando mais, e os jogadores estão mais confiantes para não temer possíveis erros.
Além dos chute de longe, o Inter marcou cinco gols em rebotes. No recente 3 a 1 sobre o Cruzeiro, por exemplo, todos os gols nasceram em rebotes, ou da defesa ou da trave. Mas lá estavam Nonato, Paolo Guerrero e Rodrigo Moledo para marcar. De cabeça, foram nove. E seis foram na pequena área.
— Dos últimos sete gols do Inter no Brasileirão, cinco foram de dentro da área. Não há casualidade. Nas vitórias sobre Flamengo, Cruzeiro e CSA, o time conseguiu propor com mais fluidez. E o principal: atacar com mais gente. Quando Odair abre mão do tripé de volantes e parte para um 4-2-3-1, como iniciou contra Flamengo e CSA, recorrendo no segundo tempo da vitória sobre o Cruzeiro a isto também, ataca com mais volume e coloca mais jogadores na área. É natural que se seja mais perigoso em cruzamentos e em rebotes, como os que garantiram as vitórias do Inter até aqui no Brasileirão — entende Vinícius Fernandes, analista do Projeto Footure.
Desde a estreia de Paolo Guerrero (nos 2 a 0 sobre o Caxias, em 6 de abril, no aniversário de 50 anos do Beira-Rio), Nico López não faz gols. Ainda que o uruguaio seja o artilheiro do time no ano, com seis gols em 18 jogos, o atacante peruano tem cinco gols em apenas nove partidas — 0,55 gol por jogo, como média. Nico, cujo gol mais recente foi há 49 dias, no 2 a 2 com o River Plate, em casa, passou a ser bem mais um armador de lances de ataque do que um goleador. Mas a mecânica de ataque tem funcionado — apesar da escassez de gols de Nico López.
Curiosamente, jogadores que costumavam marcar gols pelo Inter estão zerados em 2019. D'Alessandro, Víctor Cuesta e Rodrigo Dourado não fizeram gol neste ano. O camisa 10 teve a grande chance diante do Cruzeiro, quando bateu um pênalti pela linha de fundo. Mas estes gols parecem estar sendo compensados com "neo-goleadores", como Sarrafiore, Patrick, Nonato e Edenilson. Dos atacantes, Rafael Sobis tem quatro gols. Jonatan Alvez, Pedro Lucas, William Pottker e Wellignton Silva têm um gol cada, enquanto que Tréllez e Neilton ainda não marcaram. Jonatan, Wellington e Tréllez devem deixar o clube breve.
— Não se começa a casa pelo telhado. Qualquer ventinho que bate, ela cai. Não se ganha mais nada com camisa também. Estamos em um patamar de igual para igual, preparados para ganhar. Se vamos ganhar ou não, depende de vários fatores. Estamos no caminho, no processo. Nós queremos. Estamos preparados e muito focados para ganhar — comentou Odair Hellmann, a respeito da construção do time para voltar a ganhar campeonatos.
Nesta quinta-feira, na estreia da Copa do Brasil, o Inter terá a chance de mostrar uma vez mais a sua força ofensiva em casa. Até porque uma vitória pode significar um caminho facilitado às quartas de final do torneio.
Todos os 37 gols do Inter em 2019
São Luiz 0x1 Inter
Emerson Santos: chute de fora da área
Inter 1x2 Pelotas
Gol contra: na pequena área
Veranópolis 1x1 Inter
Nico López: chute de dentro da área
Inter 1x0 Brasil-Pel
Rodrigo Moledo: de rebote, na pequena área
Juventude 1x2 Inter
Nico López: voleio na grande área
Pedro Lucas: chute de dentro da pequena área
Inter 2x1 Caxias
William Pottker: chute de fora da área
Patrick: de cabeça, após cruzamento para a pequena área
Avenida 0x1 Inter
Martín Sarrafiore: chute, na entrada da pequena área
Palestino 0x1 Inter
Rafael Sobis: de falta, de fora da área
Inter 2x0 Aimoré
Martín Sarrafiore: chute, da entrada da grande área
Rafael Sobis: por cobertura, de dentro da área
Inter 2x0 Alianza Lima
Nico López: chute de fora da área
Nico López: outra vez em chute de fora da área
Inter 2x0 Novo Hamburgo
Guilherme Parede: de cabeça, na pequena área, após cobrança de escanteio
Wellington Silva: de rebote, na pequena área
Novo Hamburgo 0x2 Inter
Nico López: chute de dentro da área
Martín Sarrafiore: chute de fora da área
Caxias 1x2 Inter
Camilo: de cabeça, na entrada da pequena área
Jonatan Alvez: por cobertura, com chute de dentro da área
Inter 2x2 River Plate
Nico López: desvio de bola, na grande área
Edenilson: chute de dentro da área
Inter 2x0 Caxias
Paolo Guerrero: de cabeça, na grande área, após cobrança de escanteio
Guilherme Parede: de chute, de dentro da área
Inter 3x2 Palestino
Patrick: chute de dentro da pequena área
Paolo Guerrero: chute de dentro da área
Paolo Guerrero: de cabeça, na pequena área
Alianza Lima 0x1 Inter
Rodrigo Moledo: de cabeça, na pequena área, após cobrança de escanteio
Inter 2x1 Flamengo
Paolo Guerrero: de cabeça, na grande área
Martín Sarrafiore: chute de fora da área
River Plate 2x2 Inter
Rafael Sobis: chute da intermediária
Rafael Sobis: em cobrança de pênalti
Inter 3x1 Cruzeiro
Nonato: de cabeça, na pequena área, após rebote
Paolo Guerrero: de chute, na entrada da pequena área, após rebote
Rodrigo Moledo: de cabeça, na entrada da pequena área, após rebote
Inter 2x0 CSA
Nonato: chute na pequena área
Edenilson: chute de fora da área
Os goleadores do Inter na temporada 2019
Nico López: 6
Paolo Guerrero: 5
Rafael Sobis: 4
Martín Sarrafiore: 4
Rodrigo Moledo: 3
Edenilson: 2
Nonato: 2
Patrick: 2
Guilherme Parede: 2
Emerson Santos: 1
Pedro Lucas: 1
Wellington Silva: 1
William Pottker: 1
Camilo: 1
Jonatan Alvez: 1
*Adriano Lara: 1
* Adriano Lara, lateral do Pelotas, marcou contra