D'Alessandro pode voltar a defender as cores da Argentina. O jornalista Mariano Closs, da Rádio Continental, afirma que o meia do Inter está entre os atletas estudados para a seleção que disputa os Jogos Pan-Americanos de Lima, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. Se for convocado para a competição, o camisa 10 colorado desfalcará o time de Odair Hellmann em partidas importantes, como o primeiro Gre-Nal do Brasileirão e as duas partidas das oitavas de final da Libertadores, contra o Nacional-URU.
Fernando Batista, o técnico que comandará o time da Argentina sub-20 no Peru, confirmou apenas um dos três atletas com mais de 23 anos que estarão na lista final: Matías Caruzzo, zagueiro do Rosário Central.
— Falei com Matías Caruzzo. Ele adorou a ideia. É um grande jogador, uma referência. Eu conheço ele desde as categorias de base e sei o que ele transmite e ensina para os mais jovens, em todos os âmbitos — disse o técnico para o canal TyC Sports.
O zagueiro de 34 anos deve ter como companheiros de idade dois convocáveis de perfil semelhante: com histórico na seleção, porém fora das convocações recentes de Lionel Scaloni. Atletas experientes, mas que não disputem mais os principais campeonatos do mundo. Afinal, o Pan não é uma competição da Fifa e a liberação dos jogadores também costuma ser um adversário fora das quatro linhas.
Se D'Alessandro for convocado, ele perderá o clássico Gre-Nal válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputado no dia 21 de julho, no Beira-Rio. Além disso, o gringo também não estaria apto para disputar as oitavas da Libertadores, contra o Nacional-URU, nos dias 24 e 31 do mesmo mês.
O fato de o Inter estar vivo na Libertadores pode fazer com que a "homenagem" a D'Ale fique impossibilitada. Em entrevista à rádio La Red, Batista admite ter de estudar muito bem os casos de jogadores envolvidos na maior competição do continente. Questionado sobre Leonardo Ponzio, do River Plate (que enfrenta o Cruzeiro na competição de mata-mata), ele balançou sobre uma liberação por conta do torneio da Conmebol.
Outros nome muito falados pelos argentinos e que podem aparecer na lista de atletas com mais de 23 anos são os do volante Javier Mascherano, hoje no Heibei China Fortune, e o também ex-colorado Lisandro López, do River Plate.