Uma figura conhecida nacionalmente vem chamando a atenção nas cabines destinadas aos dirigentes do Inter no Beira-Rio, especialmente nos jogos da Libertadores. O ex-árbitro da Fifa e hoje comentarista de arbitragem Sálvio Spínola tem frequentado as dependências coloradas muito mais do que nas partidas importantes. Ele está contratado pelo clube para dar uma consultoria ampla a profissionais e até dirigentes sobre conduta em competições importantes.
A contratação de Sálvio foi viabilizada pelo diretor-executivo de futebol Rodrigo Caetano. A missão do novo profissional do Inter é trabalhar junto ao grupo principal e também nas categorias de base, sediadas em Alvorada, no sentido de explicar todos os regulamentos que regem uma partida de futebol ou uma competição. Isso vale para jogadores, comissões técnicas e até dirigentes.
Com sua experiência, o ex-juiz conhece muito bem protocolos que são usados pelas federações e confederações e regramentos de postura nos estádios, dentro e fora dos gramados. Ele tem falado também sobre as questões básicas de arbitragem, além de explicar características de determinados juízes, detalhar temas como a implantação do VAR e esclarecer determinadas atitudes dos árbitros, bem como as orientações que eles recebem.
Formado em economia e direito, Sálvio Spínola tem estado em Porto Alegre numa média de dois dias por semana e comparecido aos jogos mais importantes do Inter, de acordo também com sua escala de trabalho de comentarista. Atualmente com 50 anos, ele trabalhou como árbitro de 1996 até 2011, quando se despediu após apitar a final da Copa América entre Uruguai e Paraguai.