Um dia antes da reapresentação do elenco principal no CT Parque Gigante de olho na temporada de 2019, Marcelo Medeiros ainda evita falar em reforços. Até agora, o Inter confirmou oficialmente as chegadas de Neílton e Guilherme Parede. A dupla está na lista de atletas que estarão à disposição de Odair Hellmann a partir desta quinta (3). O presidente colorado preferiu não falar sobre Rafael Sóbis, sonho da torcida colorada.
— Estes dias tinha duas páginas sobre o Rafael Sóbis no jornal Zero Hora. Ele tem identificação com o clube e com a Libertadores. Mas ele ainda tem vínculo com o Cruzeiro. Para não criar nenhum tipo de expectativa, é um jogador que vamos sempre tratar com muito carinho. Não é só o Sóbis, é o Oscar, o Taison. São jogadores que têm afeto pela nossa torcida, e com o Sóbis não é diferente — destacou.
Além disso, o mandatário também comentou a recente doação financeira do empresário Delcir Sonda ao clube. De acordo com ele, um alívio importantíssimo no fluxo de caixa do Inter para as próximas temporadas.
— Ela foi importante até para o Inter não ter pressa para vender jogadores. No início da nossa gestão, foi dado para o Delcir um cheque em razão de empréstimos que ele fez em 2015 e 2016, pois o clube não tinha fundos para pagar. Começamos a tratar contratos de empréstimo com ele de uma maneira muito séria, da mesma maneira que tratamos algumas dívidas trabalhistas importantes que tivemos que superar nestes dois anos. Em 2005, ele trouxe o Rentería para o Inter. Depois, o próprio Rafael Sóbis. O D'Alessandro, o Aránguiz e o Kléber vieram através dele também. O Inter é o time do coração dele, e ele quis fazer um gesto sem nenhuma contrapartida. Concluímos isso logo depois do Natal, que é um perdão de dívidas, que entra no exercício de 2018 e noticiamos no último dia do ano (...) Isso vai aliviar o fluxo de caixa do Inter para os próximos dois anos em valores de mais de R$ 1 milhão que nós teríamos que pagar para o Sonda. Foi um gesto histórico de um colorado, de um dos maiores empresários do Brasil. Ele não tem herdeiros e vê no Inter uma forma de deixar um legado dele. Foi um gesto do tamanho do gesto que foi. Para nós, o Delcir vai continuar sempre sendo parceiro — comentou Medeiros.
Sobre Valdívia, o presidente colorado tratou de pôr um ponto final em uma polêmica. De acordo com Marcelo Medeiros, o meia nunca teria dito que não gostaria de jogara Série B, confirmando a versão do atleta.
— Ele nunca disse isso — concluiu.
Confira outros trechos da entrevista de Marcelo Medeiros:
Chegada de reforços
Uma das coisas que a gente vê muito na mídia são escalações e qual time vamos colocar no próximo jogo. O importante é termos jogadores que possam fazer muitas funções. Já temos dois reforços: o Neílton e o Parede. O Pottker já fez esta função. O Jonatan Alvez também é uma referência, e nós seguimos buscando outras coisas. A gente não fala e não explica nomes. Se tu antecipas uma negociação, alguém pode se atravessar, e o jogador ficar mais caro. Pode até não acontecer algumas vezes, gerando uma frustração no torcedor. A gente tem uma característica, eu e o Roberto Melo, que é assim, que tratamos as coisas do departamento de futebol.
Valdívia
Nós não temos nenhuma informação da rescisão do Valdívia de forma oficial. Estamos sabendo através da mídia. Amanhã (quinta), o departamento de futebol se reúne, os jogadores se reapresentam e vamos tratar desta questão pontualmente (...) Surgiu uma oportunidade para ele jogar no Atlético-MG. Quando o negócio é bom para todas as partes envolvidas, ele optou por jogar fora do Beira-Rio.
Montagem do grupo
Nós temos quatro competições este ano: campeonato regional, Libertadores da América, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Por isso, precisamos de um trabalho muito bem feito na pré-temporada que começa amanhã e um grupo para enfrentar estas competições. Neste sentido, estamos alçando vários jogadores da base: dois zagueiros, dois volantes, dois meias e um atacante. O Inter está mesclando experiência e dando oportunidade para atletas da base. É isto que a gente quer fazer neste ano que se inicia.
Inter não vendeu ninguém
O Inter é um clube formador de atletas. Sempre tivemos nesta receita um pilar importante nas nossas contas. O Inter terminou o ano financeiramente bem, dentro das regras do Profut. Formalmente, não recebemos nenhuma proposta para nenhum jogador nosso. Sendo uma proposta fundamental para o clube e que agrade o jogador, vamos analisar se podemos fazer. Mas isto é uma hipótese.