O Inter estreia na tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quinta-feira (3). Embora seja tetracampeão do torneio (1974, 1978, 1980 e 1998), já se vão 21 anos desde a última vez que o clube ergueu o troféu. Disposta a encerrar essa seca, a equipe entra em campo, às 16h, contra o Trem, do Amapá.
— É um torneio de muita expressão e, neste momento do futebol brasileiro em que as equipes estão em pré-temporada, existe este espaço para dar foco aos jovens talentos — comenta o técnico Ricardo Grosso.
A base da equipe é a mesma que, em dezembro, foi eliminada pelo Palmeiras na semifinal da Copa Ipiranga. As baixas são o meia José Aldo e os atacantes Bruno José e Netto, que superam a idade permitida pelo torneio.
Bruno José, por exemplo, foi autor de três gols na competição disputada no Rio Grande do Sul recentemente — mesmo número de gols anotados pelo centroavante Brenner. Homônimo do jogador que foi emprestado ao Botafogo e Goiás, este é o jovem que chegou a ser utilizado em alguns jogos pelo técnico Odair Hellmann na última temporada.
— Noto uma evolução nele. As coisas que aconteceram nessa temporada foram importantes. Ele tem tido uma atitude positiva, de liderança dentro da equipe, de utilizar essa experiência que teve. É um jogador de centro de ataque, que tem boa retenção de bola, usa bem o corpo, e o fato de ter ido ao elenco principal e retornado faz com que ele tenha reflexões sobre o que aprendeu e que, talvez, poderia ter feito diferente — avalia Grosso.
Segundo o treinador, outros atletas podem chamar a atenção ao longo do torneio, como o goleiro Lucas, os volantes José Gabriel e Juliano, e o meia Cesinha.
— Temos um grupo jovem, mas com jogadores de projeção que, com a equipe indo bem, possam quem sabe estar, em um futuro próximo, participando do elenco principal — completa o técnico do Inter, que disputará todas as partidas da fase de grupos no estádio Plínio Marim, em Votuporanga.
Jogos do Inter pelo Grupo 11, em Votuporanga
03/01 - Trem-AP, às 16h (transmissão do globoesporte.com)
05/01 - Batatais-SP, às 13h45min (transmissão do SporTV e ESPN)
09/01 - Votuporanguense-SP, às 16h (transmissão do globoesporte.com)
Elenco
Goleiros: Lucas Leandro, Emerson Júnior e Diogenes
Defensores: Heitor, Volnei, Pedro Henrique, Guilherme Martinelli, Cazzetta, Leandro Corodva, Osmar e Erik
Meias: Jonathan, José Gabriel, Juliano Fabro, Marco Antônio, Cesinha, Da Silva e Lucas Ramos
Atacantes: Brenner, Eduardo, Gabriel, Peglow, João Lucas, Luiz Henrique e Weslei.
Técnico: Ricardo Grosso