Começa nesta quarta-feira (2) a principal competição de base do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Tradicional vitrine de jovens talentos, em 2019 o torneio terá uma novidade importante para os aficionados pelo esporte ou para quem quer observar as promessas dos clubes de todo o país. Em sua 50ª edição, a Copinha terá recorde de transmissões via TV (aberta e fechada) e streaming. Dos 255 jogos, 236 têm previsão de cobertura, ou seja, mais de 90% da competição estará disponível em alguma plataforma — um aumento de 10% em relação ao ano passada.
A primeira fase, que começa com o duelo entre Paulista e Red Bull Brasil, às 17h15min, no Estádio Jaime Cintra, em Jundiaí, reúne 128 times e mais de três mil jogadores espalhados por 30 cidades-sede. Todos os estados brasileiros estão representados por alguma camisa. O Rio Grande do Sul terá quatro representantes: Grêmio, Inter, Juventude e São José. Os times gaúchos estreiam na quinta-feira.
Os dois primeiros a entrarem em campo serão Inter e Juventude. O Colorado encara o Trem-AP, na Arena Plínio Marin, em Votuporanga, com transmissão do site Globoesporte.com, enquanto a equipe da Serra enfrenta o Real Ariquemes-RO no Estádio Municipal Professor Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá, com transmissão pelo site da Federação Paulista de Futebol (FPF), ambos às 16h. Uma hora mais tarde, às 17h, o São José vai a campo contra a Chapecoense, no Estádio Municipal Tenente Carriço, em Penápolis, também com transmissão no site da FPF. O último a estrear será o Grêmio, que medirá forças com o São Raimundo-RR, na Arena Barueri, em Barueri, com transmissão do canal SporTV.
Das 192 partidas dessa etapa de grupos, 173 passarão na televisão — SporTV, ESPN Brasil e Rede Vida — ou contarão com cobertura em streaming, especialmente via FPF TV, o canal da Federação Paulista de Futebol, organizadora do evento. Já as etapas eliminatórias costumam ter quase todos os duelos transmitidos ao vivo, incluindo a final, no dia 25 de janeiro, com cobertura da Rede Globo.
— O projeto de streaming da FPF prevê aumentar a exposição dos campeonatos, entregando para os torcedores jogos que antes não eram exibidos — explica Bernardo Itri, diretor de comunicação da FPF. — Começamos em 2016, com 48 partidas transmitidas. Em 2017, chegamos a 220. Fechamos 2018 com 560 jogos transmitidos via FPF TV. Desses, 126 só da Copa São Paulo. Em 2019, só na primeira fase da Copinha, vamos exibir 132 partidas — emenda.
Os links para os jogos com transmissão da FPF TV estarão disponíveis no site e nas redes sociais da federação.
— Queremos entregar para os torcedores a maior quantidade de jogos possível, democratizando o acesso às partidas — afirma Itri.
Tudo na Copa São Paulo, do formato à exposição, foi ganhando proporções maiores com o passar dos tempos. Cenário bem diferente da primeira edição, disputada em 1969 por apenas quatro equipes e sobre a qual pouco se sabe. De um evento comemorativo, virou celeiro de craques. Nas arquibancadas, entre torcedores e familiares, empresários costumam aparecer para mapear futuros clientes.
Maior ganhador da história, com 10 taças, o Corinthians estreia contra o Ricanato-TO, no Estádio Municipal Doutor Novelli Júnior, em Itu, às 21h30min de hoje. O jogo terá transmissão do SporTV e da ESPN Brasil.
— Sei do peso da competição, da importância que tem no calendário do futebol brasileiro. ê um período no qual o profissional está em recesso, então existe uma visibilidade muito grande — disse o técnico Eduardo Barroca, para a Corinthians TV.
Das 49 edições, 29 foram vencidas por equipes paulistas. A última edição, no entanto, teve um carioca como campeão: o Flamengo venceu o São Paulo por 1 a 0. Com o título de 2018, o Rio de Janeiro chegou a 10 conquista da Copinha, enquanto Minas Gerais teve campeões cinco vezes, o Rio Grande do Sul, quatro, e Santa Catarina venceu o torneio uma vez.