Faltam exatos 50 dias para o Inter voltar à Libertadores. Com estreia marcada para 6 de março, os colorados, porém, ainda não sabem quem será o adversário e onde jogarão. A equipe de Odair Hellmann enfrentará o time que chegar da fase preliminar, e pode, já na largada, ter de encarar o São Paulo no Morumbi. Palestino-CHI, Independiente Medellín-COL e Talleres-ARG são as outras possibilidades. Mas, até lá, um Inter versão Gauchão precisará entrar em campo.
Até o início da competição sul-americana, serão oito jogos pelo Estadual. O primeiro já é neste domingo, diante do São Luiz, em Ijuí. E, ao que tudo indica, os torcedores da Região Noroeste verão reservas em campo. Há a indicação do preparador físico Cristiano Nunes de que um rodízio nesta largada do ano ajudará os jogadores a suportarem as quatro competições da temporada (Gauchão, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil):
— Para tornar o elenco o mais homogêneo possível, para aguentar toda a temporada, vamos fazer um rodízio entre os atletas para que todos adquiram condições ideais – revela Cristiano Nunes. — Quando a Libertadores iniciar, você deixa de ter as semanas cheias. Aí precisaremos recuperar os jogadores em meio às partidas. Por isso, nesta fase inicial, haverá a necessidade de fazer o rodízio — completa.
A partir do dia 4 de fevereiro, quando o Inter recebe o Brasil-Pel no Beira-Rio, um time titular já deve ser esboçado em campo. Há a necessidade de entrosar os 11 iniciais, que tem a base do ano passado, quando chegou na terceira colocação do Brasileirão, mas conta com desfalques importantes. Leandro Damião, autor de 12 gols na temporada passada, deixou o clube após receber proposta irrecusável do futebol japonês. Na função do centroavante, o Inter se reforçará com Tréllez, ex-São Paulo. A chegada do atacante de 28 anos a Porto Alegre está prevista para esta terça-feira. Mas há outras opções, caso Odair opte por nomes de mais mobilidade para a função, como é o caso de Rafael Sobis. O reforço e ídolo das Libertadores de 2006 e 2010 já foi testado, ao longo da pré-temporada, como referência do time, enquanto Pottker retornou à função na linha de três e o contrário, com Sobis centralizado, logo atrás do 9.
A lateral direita terá mudança também. A função será de Zeca, já que Fabiano não conseguiu liberação para permanecer no Inter e teve de se reapresentar no Palmeiras. O indicativo é porque a direção colorada anunciou Bruno, que se destacou no Brasileirão pelo Bahia, e deve chegar inicialmente para ser reserva.
— Quando jogava na esquerda, eu trazia a bola para dentro, mas me adaptei na direita bem. No que for para ajudar o Inter e o professor, eu vou estar apto. A gente treina de uma forma só para todos. Onde o professor me colocar, vou estar preparado para apresentar um bom futebol — afirmou Zeca.
Os atacantes Guilherme Parede, ex-Coritiba, e Neilton, ex-Vitória, assim como os volantes Rodrigo Lindoso, do Botafogo, e Matheus Galdezani – este último teve confirmada uma ruptura do ligamento cruzado e só retorna em sete meses –, se juntam ao grupo colorado para dar mais experiência às reposições.
Ainda assim, este início de Gauchão deve ter um misto de garotos da base com os novos reforços da temporada.
A tabela do Estadual traz alguns benefícios para Odair. Da sexta até a oitava rodada, o Inter joga uma vez na semana, facilitando a preparação para a estreia na Libertadores. O Gre-Nal, outro ponto de atenção, inicialmente marcado para o dia 10 de março, entre a primeira e segunda rodadas da fase de grupos foi transferido pela Federação Gaúcha de Futebol para o dia 17, quando há um intervalo maior nas partidas da competição internacional. O Inter joga no dia 13 contra o Alianza Lima em casa e volta a campo pela Libertadores somente dia 27, contra o River Plate, também no Beira-Rio.
Jogos até o começo da Libertadores
- 20/1 - São Luíz x Inter
- 24/1 - Inter x Pelotas
- 27/1 - São José x Inter
- 30/1 - Veranópolis x Inter
- 4/2 - Inter x Brasil-Pel
- 10/2 - Juventude x Inter
- 17/2 - Inter x Caxias
- 24/2 - Avenida x Inter
Como estão os adversários
Alianza Lima
Clube anunciou um "pacotão" de reforços no fim de 2018, todos oriundos do Deportivo Municipal, também do Peru. Manzaneda, meia de 24 anos, assinou um contrato de dois anos após uma boa temporada no clube rival. O jogador destro tem como principais características a infiltração na área e a bola parada. No ano passado, chegou a ser convocado por Ricardo Gareca para integrar a seleção de seu país. Para a defesa, chegaram dois nomes. O primeiro é o zagueiro Aldair Salazar, que foi eleito o melhor do Campeonato Peruano de 2018. Aos 26 anos, ele firmou um vínculo de três temporadas com o Alianza Lima. O segundo é o lateral-direito Rodrigo Cuba, 26 anos. Além disso, o comando técnico também é novidade. O argentino Miguel Ángel Russo, 62 anos, chegou para substituir o uruguaio Pablo Bengoechea, que deixou o clube alegando motivos pessoais.
River Plate
O River Plate perdeu um dos seus principais jogadores para a temporada. Pitty Martinez acertou sua transferência para o Atlanta United, dos Estados Unidos, comandado por Tata Martino. Além disso, o uruguaio Rodrigo Mora, 31 anos, anunciou aposentadoria, depois de constantes dores que sente na região do quadril. O River ainda tem chance de perder Jonatan Maidana para um clube mexicano. Assim, os argentinos analisam a possível chegada de Juan Escobar, zagueiro do Cerro Porteño.
Time que vem da pré-Libertadores
O São Paulo é o maior candidato a entrar no grupo do Inter, diante de Talleres-ARG, Palestino-CHI e Independiente Medellín-COL. O time paulista se reforçou com Hernanes. Anunciado com pompas de que o “profeta está de volta”, o meia assinou até 2021. Seguido dele está Pablo, ex-Athletico. O time paulista desembolsou R$ 26,6 milhões pelo jogador. O goleiro T=iago Volpi, os laterais Igor Vinicius e Léo Pelé, o atacante Biro Biro e o volante Willian Farias fortalecem o time comandado por André Jardine. Tréllez deixou o São Paulo para reforçar o Inter na temporada. Uma cláusula no contrato do jogador impede que ele jogue pelo Inter contra seu ex-clube, a menos que uma multa seja paga. O time ainda perdeu Rodrigo Caio para Flamengo, Sidão para o Goiás e Shaylon para o Bahia.