O Inter confirmou a contratação do centroavante Santiago Tréllez por empréstimo e não recebeu da torcida a mesma aprovação de outras contratações da temporada. Isso porque a amostra do colombiano nos últimos dois anos não foi de encher os olhos. Mesmo assim, Tréllez é o único centroavante no grupo que pode ajudar Odair em repetir o modelo de jogo do ano passado.
Enquanto Rafael Sobis e William Pottker disputam a posição, Paolo Guerrero só volta em abril, e Jonatan Alvez deve sair do clube. O colombiano, que pertence ao São Paulo, é o único que pode emular os movimentos de Leandro Damião e reestruturar a dinâmica coletiva que deu certo ano passado.
A questão é que Tréllez é tecnicamente inferior a Damião, que não é lá nada de muito especial, mas mostrou-se um jogador importante na temporada passada com gols e uma participação tática importante: servir de referência, segurar zagueiros e ser a parede para tabelas com quem vem de trás.
Tréllez tem algo interessante: dos oito gols marcados em 2018, seis foram de primeira (75%). Ou seja, trata-se de um atacante que se posiciona bem para finalizar e tem qualidade técnica suficiente nesta hora. A questão é que não tem um bom aproveitamento das chances criadas.
Nos últimos 20 jogos, Tréllez recebeu mais passes no setor chamado de "funil", onde as melhores chances de gol são criadas. Trata-se de um centroavante de vocação. Sabe se deslocar para as laterais, mas seu lugar mesmo é na frente do gol. Assim como Rafael Sobis, não recebeu nenhum passe na pequena área. Vai precisar melhorar neste ponto.
NÚMEROS TRÉLLEZ x DAMIÃO
Há alguns fundamentos importantes a serem comparados entre Tréllez e Damião:
- Média de gols marcados: em 2018, o colombiano teve média de 0,2 gol por jogo (veja vídeo abaixo com os gols de Tréllez no São Paulo e Vitória). Damião teve o dobro: 0,4 gol por jogo.
- Média de finalizações certas: Tréllez acertou 0,4 finalizações por jogo. Ou seja, jogador acertou uma finalização no gol a cada três jogos. É bem pouco. Já Damião acertou 1,2 por jogo.
- Valor esperado de gol (Expected Goals - xG): cada finalização do colombiano teve em média 36% de chance de gol (0.36 xG), enquanto Damião teve média de boas chances: 60% (0.6 xG). Isto quer dizer que o São Paulo criou chances mais baixas para Tréllez do que o Inter para Damião. Pode melhorar para o colombiano no Colorado.
- Diferença entre Valor Esperado de Gol e Gols Marcados: aqui é quantos gols se esperava que o jogador marcasse e quantos ele marcou realmente. Importante, porque mostra se o jogador foi eficiente em relação às chances ou não. E Tréllez foi levemente melhor do que Damião: sua diferença entre o esperado e o real foi menor, 0,16 a 0,20.
- Assistências e passes-chave: na questão coletiva do sistema ofensivo, eles são realmente muito parecidos. A contribuição nestes fundamentos é bem pequena. Não são jogadores que funcionam em um modelo mais associativo.
- Aproveitamento no jogo aéreo: Tréllez venceu 32% dos seus duelos aéreos, contra 44% de Damião na temporada. Para centroavantes altos e fortes, são números baixos. Partindo que ambos perderam mais do que ganharam, já seria criticável.
As estatísticas e gráficos são fornecidas pela InStat, plataforma de dados de futebol.