As divergências entre Elias e Atlético-MG para a renovação do contrato do jogador, que termina em janeiro de 2020, ainda não tiveram uma solução. Apesar dos contratempos fora de campo, o contrato atual está em vigor e o clube vai inscrever o meia no grupo que disputará a Libertadores. O time de Minas Gerais tem de enviar a lista dos atletas que vão participar da competição já para o jogo contra o Danúbio-URU, pela fase preliminar da disputa continental, até 48 horas antes da partida.
A estreia do Atlético-MG na competição será na próxima terça-feira, dia 5 de fevereiro, às 19h15min, em Montevidéu. Serão 25 jogadores do atual grupo que estarão à disposição do técnico Levir Culpi e tentarão levar o clube mineiro para a fase de grupos da Libertadores.
A garantia da presença de Elias entre os inscritos da Libertadores é do vice-presidente do clube, Lásaro Cândido, que disse que o jogador está com o contrato em vigência e estará na lista final enviada à Conmebol e que o clube vai procurá-lo para tratar da negociação.
— O presidente já fez contato com o Elias, já passou as coordenadas, vai discutir a renovação, mas, por ora, tem um contrato em vigor. Esse contrato tem de ser cumprido. Houve aquela conversa sobre negociação, mas os valores que chegaram passaram longe de ter possibilidade de o Atlético aceitar. Portanto, o jogador continua normalmente, tendo contrato, vai ser inscrito para a Libertadores. Nós precisamos dele. É um atleta importante, experiente — disse Lásaro durante a premiação do Troféu Guará, promovido pela Rádio Itatiaia.
A inscrição de Elias o impedirá de trocar de clube, pelo menos para jogar a Libertadores, já que o regulamento não permite que atletas troquem de equipe durante a competição. O Inter tem interesse no atleta, mas a sua inscrição na competição sul-americana pode afetar a negociação.
O vice do Galo, porém, ressaltou que o clube tem interesse na renovação com o jogador e vai negociar a prorrogação do contrato.
— Quando o Atlético contratou o Elias, fez um investimento caro. Tem mais um ano de contrato, já tinha colocado para ele próprio que nós faríamos essa discussão no desenvolver do primeiro semestre. As discussões já começaram, mas não é assim, que vem lá alguém se dizendo representante do jogador e vem para Belo Horizonte e simplesmente quer ser atendido. Existe um contrato, e temos que ressaltar que o Elias tem cumprido a sua parte. O Atlético tem interesse na renovação, pois ele é um excelente jogador, tanto que tem mercado — explicou o dirigente.
Elias está no Atlético-MG desde janeiro de 2017, quando foi comprado pelo clube mineiro junto ao Sporting, de Portugal. No time de Belo Horizonte, fez 113 jogos e marcou 20 gols.