Um dos homens de confiança de Lisca na campanha do Ceará em 2018 está na mira do Inter. O lateral-direito Samuel Xavier interessa à direção colorada por conta da saída de Fabiano, que voltará ao Palmeiras. O jogador pertence ao Sport e estava cedido por empréstimo ao Ceará nesta temporada.
Em meio às férias, o treinador gaúcho falou com GaúchaZH sobre as características do atleta de 28 anos e afirmou que trabalha, desde a chegada no Ceará, com a questão defensiva de Samuel, um dos pontos criticados pela imprensa local:
Como joga Samuel Xavier, que entrou na mira do Inter. Ele é um dos seus jogadores de sua confiança?
Samuel foi um jogador muito eficiente com a gente, profissional de primeiro nível. Tinha experiência no Sport, Atlético-MG. Logo que cheguei, conversamos sobre a principal característica que ele precisava desenvolver, que era a parte defensiva. Ele é muito forte na ofensiva e se destacou por isso. Mas hoje o lateral na linha de quatro precisa marcar, neutralizar os atacantes adversários, que geralmente são mais incisivos na beirada, mais dribladores. Samuel evoluiu muito na bola aérea e acabou colhendo frutos em uma posição que é carente no Brasileirão.
Ceará pediu a permanência de Samuel Xavier para o ano que vem?
Foi um processo natural. Ele já tinha uma passagem pelo Ceará. Não conseguiu se firmar no Sport, Atlético-MG. Tem uma aceitação muito forte no Ceará, era um processo natural. A gente sabe que, pelo desempenho, maturidade, óbvio que teriam outras situações (propostas). Tava muito difícil que ficaria. Ele não se sente muito a vontade. Quer ficar no Ceará ou alçar voos maiores.
Você considera que Samuel amadureceu na questão defensiva?
Bastante. Se dedicou bastante, é muito interessado. Intelectualmente, é um jogador interessado. Sempre me questiona, tem maturidade. Ofensivamente, cresceu bastante, terminou o ano como sendo nossa principal válvula de escape. A minha briga com ele era buscar o equilíbrio, para se firmar no futebol nível A do Brasileirão. Gostaria muito de seguir trabalhando com ele.
Interesse do Inter deixa mais longe a possibilidade de o jogador ficar no Ceará?
Se for para comparar, é complicador, claro. Tem orçamento muito superior ao Ceará. Mas tudo é uma questão de investimento, ponto de vista. Eu costumo me colocar na situação dos jogadores, que se valorizam.