A queda para a Série B deixou heranças no Beira-Rio. Mesmo tendo rescindido contratos com atletas de 2016 (como Anderson, Fernando Bob e Seijas), o Inter terá uma legião de atletas retornando de empréstimo ao final do ano. É uma lista extensa, que daria para escalar um time inteiro de futebol, com direito a reservas. E o pior é que nem todos deverão ser reaproveitados.
Somente no Sport Recife, existem quatro jogadores: os zagueiros Ernando e Léo Ortiz, além do meia Andrigo e do lateral Cláudio Winck - todos vinculados ao Colorado até dezembro de 2019 (com exceção de Cláudio Winck, com vínculo até abril). No Figueirense, estão o zagueiro Eduardo e o meia Gustavo Ferrareis. Outros dois jovens meias fazem parte do grupo do Brasil-Pel: Valdemir e Mossoró. O restante está espalhado não só pelo Brasil, mas pelo mundo.
Na Ásia, estão o lateral-direito Alemão (Pohang Steelers, da Coreia do Sul) e o atacante Diego (Ventforet Kofu, do Japão). O meia Valdívia, que atua no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, já tem cláusula no contrato para que o clube possa exercer o direito de compra. Situação semelhante a do zagueiro Danilo Silva, no Los Angeles FC, dos Estados Unidos; e Junio, no Rio Ave, de Portugal. Ou seja, estes podem nem retornar.
No Coritiba, que disputa a Série B, está o meia-atacante Alisson Farias. Já o atacante Marcinho, que foi campeão com o Fortaleza de Rogério Ceni, pode ser procurado para continuar no clube cearense. Mesmo destino do centroavante Brenner, que já revelou o desejo por permanecer no Botafogo. O mesmo pode acontecer com o goleiro Jacsson, que depois de breve passagem pela Bolívia, está no São Caetano.
Há ainda os casos de atletas que estão emprestados até o final de seus contratos com o Inter e que não precisarão voltar a Porto Alegre - casos do zagueiro Paulão e dos atacantes Marquinhos e Aylon, no América-MG.
Lista de jogadores que retornam de empréstimo:
Jacsson (goleiro - São Caetano): dezembro 2019
Eduardo (zagueiro - Figueirense): agosto de 2019
Ernando (zagueiro - Sport): dezembro 2019
Léo Ortiz (zagueiro - Sport): dezembro 2019
Danilo Silva (zagueiro - Los Angeles FC, Estados Unidos): março 2020, empréstimo com opção de compra
Cláudio Winck (lateral - Sport): abril de 2019
Alemão (lateral - Pohang Steelers, Coreia do Sul): janeiro 2020
Junio (lateral- Rio Ave, Portugal): dezembro 2019
Andrigo (meia - Sport): dezembro 2019
Gustavo Ferrareis (meia - Figueirense): dezembro 2020
Valdemir (meia - Brasil-Pel): março 2020
Mossoró (meia - Brasil-Pel): dezembro 2019
Valdívia (meia - Al-Ittihad, da Arábia Saudita): dezembro 2020, empréstimo com opção de compra
Alisson Farias (atacante - Coritiba): dezembro de 2019
Brenner (atacante - Botafogo): junho 2020
Marcinho (atacante - Fortaleza): dezembro 2020
Diego (atacante - Ventforet Kofu, Japão): dezembro 2019