Ficou bem mais difícil para o Inter ser campeão brasileiro com o Palmeiras cinco pontos à frente, mas não impossível. Os dois próximos jogos do líder do Brasileirão são bem difíceis, contra Flamengo e Santos.
E, junto a isso, tem os enfrentamentos contra o Boca Juniors pelas semifinais da Libertadores. Caso o time de Felipão faça os seis pontos nas próximas duas rodadas, aí sim, pode encomendar as faixas. Mas um ou dois tropeços e embola tudo de novo. Ainda tem muito para acontecer.
Só que não vai adiantar o Palmeiras marcar passo se o próprio Inter não fizer a sua parte. Pode parecer pretensioso, mas são obrigatórias pelo menos duas vitórias nos próximos três jogos contra Vasco (fora), Atlético-PR (casa) e Ceará (fora). É essencial estar na cola do líder nas rodadas finais. Se isso acontecer, a pressão será deles. Mantendo o aproveitamento atual, chegaremos à 36ª rodada já garantidos na fase de grupos da Libertadores 2019 e com nada a perder. Eu ainda não joguei a toalha.
Obrigação contra o Vasco
Depois do empate com o Santos, a vitória sobre o Vasco passou a ser obrigatória para o Colorado se manter na briga. Os cariocas estão apenas três pontos acima da zona de rebaixamento e a torcida está bem impaciente. Jogar em São Januário nunca foi fácil, mas o Inter já teve sucesso em inúmeras vezes que foi até lá.
Mas, para isso, vai ter de atacar. Creio que Odair Hellmann deve repetir o time que jogou segunda-feira, já que não perdeu nenhum dos que iniciaram a partida. O Inter terá que jogar em cima do Vasco, já que precisa voltar a vencer fora se quiser, ainda, ser campeão.