É na Atibaia (SP) que dorme em segurança à noite e que acorda com o canto dos bem-te-vis que o Inter buscará o salto que precisa em 2018. No projeto do clube, está pelo menos obter uma vaga à Libertadores – torneio que não vê o Inter desde a semifinal de 2015. Mas, para aqueles que sonham mais alto, a conquista do Brasileirão está nos planos colorados, um ano antes de o título nacional invicto completar quatro décadas.
Após o empate em 1 a 1 (com gols de Wellington Silva, para o time principal, e do lateral-direito Iago, para o Inter B), no primeiro jogo-treino pós-férias, no CT Parque Gigante – e o susto com a contusão de D’Alessandro, após um carrinho em meio a uma disputa –, o time de Odair Hellmann chegou ao luxuoso hotel resort Bourbon, em Atibaia, às 19h45min desta quarta-feira (4).
Na formação do treinamento, ainda em Porto Alegre, Nico López substituiu Leandro Damião, fora do jogo devido a um torcicolo, e D'Alessandro ingressou naturalmente na vaga do suspenso Patrick. Isto até contundir o tornozelo – o esquerdo, logo aquele que o tirou de ação por quase um mês do Campeonato Brasileiro. O camisa 10 seguiu com a delegação para Atibaia, mas a sua presença no primeiro treino, em São Paulo, ainda é incerta. Rossi o substituiu diante do Inter B.
D’Alessandro e Rodrigo Moledo – que sentiu desconforto no joelho direito –serão reavaliados diariamente antes dos treinos em Atibaia, a fim de serem ou não liberados para o trabalho com o grupo. Ambos deverão desfalcar a equipe no primeiro dia nos gramados do Bourbon.
– Queremos utilizar da melhor maneira possível essa nossa estada em Atibaia, para que possamos voltar no mínimo no mesmo nível que estávamos quando o campeonato parou – disse o diretor-executivo Rodrigo Caetano. – D'Alessandro e Moledo foram sustos. Não foram constatadas novas lesões. Esperamos que possam treinar normalmente aqui –completou.
Ainda que Martín Sarrafiore tenha sido apresentado oficialmente pelo Inter, o novo meia argentino colorado permaneceu em Porto Alegre. Com uma grande defasagem em relação aos demais jogadores – devido aos seis meses de gancho no Huracán-ARG, como punição por ter assinado com o clube brasileiro –, Sarrafiore ficará no CT a cargo de uma equipe multidisciplinar, a fim de recuperar o mais rápido possível o tempo perdido.
Se Sarrafiore não veio a Atibaia, o grupo colorado apresentou algumas novidades. Nomes desconhecidos da torcida, que já estavam no time de aspirantes, como o zagueiro Gabriel Dias (23 anos, contratado ao Barra-RJ), o meia Nonato (20 anos, contratado ao São Caetano) e o atacante Álvaro (também de 20 anos, contratado ao Salgueiro-PE), passarão a entrar em fase de transição para o elenco de Odair Hellmann.
Paz e segurança
A partir da manhã desta quinta-feira (5), o Inter dará início à fase final de sua preparação para a retomada do Campeonato Brasileiro. Além de toda a estrutura oferecida pelo resort –como campos de treino, caixa de areia, academia, piscinas, além de diversas programações para as horas de folga, que vão de arco e flecha a paintball –, os jogadores encontrarão um clima seco e temperatura na casa dos 25ºC, algo bem mais amistoso aos atletas do que o frio porto-alegrense ou a umidade do CT Parque Gigante, que entra pelas chuteiras e chega à alma.
Sobre acordar ao gorjear dos bem-te-vis: apesar de Atibaia estar localizada a menos de 70 quilômetros de São Paulo, a cidade é considerada uma das mais pacíficas do Brasil, no ranking de municípios com população acima de 100 mil habitantes (Atibaia tem pouco mais de 115 mil moradores), segundo o Atlas da Violência, estudo coordenado pelo Governo Federal.
A segurança é um patrimônio dos atibaienses. Na entrada da cidade, por exemplo, 45 câmeras monitoram desde as placas dos veículos até a quantidade de passageiros que ingressam na localidade. Tudo para tentar minimizar possíveis (e raros) problemas com quem vem de fora. Tamanha paz tem trazido para o município muitos endinheirados da capital, em busca de uma vida menos corrida e tensa.
Em Atibaia, onde o tempo corre a passos mais lentos, Odair Hellmann remontará o quarto colocado no Brasileirão e fará dois jogos-treino, contra o Atibaia SC e contra o Red Bull, antes de voltar ao Campeonato Brasileiro, no dia 19, diante do instável Atlético-PR, em Curitiba. O restante da temporada colorada se inicia nesta quinta-feira.
Os 32 jogadores do Inter em Atibaia
- Goleiros: Danilo Fernandes, Marcelo Lomba, Keiller e Daniel
- Laterais: Zeca, Iago, Fabiano e Dudu
- Zagueiros: Rodrigo Moledo, Victor Cuesta, Danilo Silva, Klaus e Gabriel Silva
- Meias: Rodrigo Dourado, Edenilson, Gabriel Dias, Charles, Uendel, D’Alessandro, Juan Alano, Patrick, Rithely, Richard, Nonato e Camilo
- Atacantes: William Pottker, Leandro Damião, Álvaro, Nico López, Lucca, Rossi e Wellington Silva
- O atacante Brenner, lesionado, permaneceu em Porto Alegre